Morre escultor italiano que criou design da taça da Copa do Mundo
Morreu na madrugada desta segunda-feira (31) em Milão, aos 95 anos, o escultor e ourives Silvio Gazzaniga, o italiano que criou o design da taça entregue aos vencedores da Copa do Mundo. "Ele morreu serenamente durante o sono em sua casa. Ele foi dormir ontem à noite e nesta manhã nós percebemos que ele não respirava mais", disse o filho do artista, Giorgio.
Nascido em Milão, Gazzaniga havia se formado como escultor nas escolas de arte locais, no período do "fervor" da vanguarda italiana, na década de 1940. Mas, o ano que mudou sua vida foi 1970 quando, após a vitória do Brasil no Mundial daquele ano deu ao país, de maneira definitiva, o então troféu Jules Rimet.
Por isso, a Fifa decidiu fazer uma nova taça e abriu um concurso mundial. Entre as 53 obras recebidas, a do italiano foi a escolhida. Segundo uma explicação do próprio Gazzaniga, a peça representa a "alegria e a exultação". São dois jogadores estilizados que, felizes, carregam o mundo todo.
A data do funeral ainda não foi marcada, mas Giorgio informou que a despedida final deve ocorrer na igreja de San Pio X, a paróquia frequentada pelo pai e por sua mãe, Elisa. Depois, o corpo será cremado. "Era o desejo do meu pai comunicada há mais de 20 anos", informou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.