Topo

Atacante da geração belga bate marca de gols de CR7 e Ibra antes de 23 anos

Do UOL, em São Paulo

13/03/2016 16h13

Romelu Lukaku acabou com as chances de título do Chelsea nesta temporada no último sábado, marcando dois gols na vitória do Everton sobre os londrinos nas quartas de final da Copa da Inglaterra. O faro artilheiro do jovem centroavante belga, 22 anos, chama a atenção quando comparado ao de outros astros do futebol europeu, como Cristiano Ronaldo, até estes completarem 23 anos.

De acordo com levantamento do site Football365, o camisa 9, que completará 23 anos no próximo dia 13 de maio, tem 119 gols marcados na carreira profissional, iniciada no Anderlecht, da Bélgica, em 2009. O número elevado supera marcas atingidas por diversas estrelas, como Cristiano Ronaldo (97), Fernando Torres (87), Zlatan Ibrahimovic (69) e Thierry Henry (57).

Lukaku está atrás apenas de Ronaldo Fenômeno, autor de 194 gols até fazer 23 anos, Raul (145), Lionel Messi (127) e Sergio Aguero (124). Os dois últimos, inclusive, ainda podem ser alcançados pelo belga nesta temporada, já que o clube tem sete jogos agendados até o aniversário do jogador.

Dada a boa temporada do jogador, autor de 25 gols em 36 partidas pelo clube, é de se esperar que a diferença para a dupla de argentinos seja reduzida. Lukaku vem de uma sequência de quatro jogos com gols marcados, três deles pelo Campeonato Inglês, no qual ele briga pela artilharia com James Vardy, do líder Leicester, e Harry Kane, do segundo colocado Tottenham

Vardy e Kane somam 19 gols na competição, enquanto Lukaku marcou 18 pelo Everton, 12º colocado.

O bom ano do jogador deve atrair olhares dos maiores clubes europeus que estiverem em busca de um artilheiro. Comprado pelo Everton junto ao Chelsea no meio de 2014 por 28 milhões de libras, Lukaku pode ser pivô de uma das transações mais caras da próxima janela de transferências europeia. Ele esteve na Copa do Mundo de 2014 com a seleção de seu país, que é chamada geração belga, que tem nomes fortes em grandes clubes europeus, como Hazard, Kompany, Fellaini e De Bruyne;A