Topo

Conheça a freira que perde a linha pelo Barcelona e ataca Cristiano Ronaldo

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

03/04/2015 06h00

Para ela, o fanatismo pelo futebol é pior que o religioso. Isso talvez explique o comportamento. A freira Lucia Caram, de 48 anos, é conhecida na Catalunha pelo empenho em projetos sociais e também pela polêmica linha que segue contra princípios da igreja católica ao defender a união homossexual e o aborto. A fama ainda aumentou consideravelmente com a exposição de um amor: o Barcelona.

Argentina de nascimento, Lucia tem 20 anos vivendo na Catalunha e move uma conta no Twitter com quase 200 mil seguidores. É lá que deixa registrado o fanatismo pelo clube e até ataca Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid: “Bola de ouro ou punhos de ouro?”, postou a freia logo após uma expulsão do português ao agredir o adversário na partida Real Madrid x Córdoba em janeiro deste ano, na mesma semana em que conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo.
 
“O fanatismo do futebol é pior que o religioso. Me preocupa que as pessoas busquem ídolos e defendam até o indefensável. Não se pode defender uma mordida do (Luiz) Suárez ou uma agressão do (Cristiano) Ronaldo”, comentou Lucia Caram ao UOL Esporte.
 
“Não se deve odiar a ninguém. Mas não ter simpatia a um jogador pode ser uma virtude. O Ronaldo encarna o contrário do Messi, com soberba e prepotência. Só que não se pode julgar, pois não conhecemos sua história, seu entorno”, destacou a polêmica freira.
 
Lucia Caram conta que a paixão pelo futebol nasceu aos 12 anos em 1978, quando vivia na Argentina e o país abrigou a Copa do Mundo em época de ditadura militar: “Uniu o povo. Argentina campeã. Me apaixonei pelo futebol”, lembrou.
 
Aos 23 anos, mudou-se para Valência indo viver em absoluta clausura em um convento da cidade durante cinco anos. “Estava desvinculada do futebol”, disse.“Mas depois disso sai pelas ruas de Valência um dia e encontrei o Mario Kemps (ex-atacante argentino que foi artilheiro e melhor jogador da Copa de 78). Foi o suficiente para despertar novamente a paixão”, explicou.
 
Lucia diz que o fanatismo pelo Barcelona começou na época de ouro do time treinado por Josep Guardiola em meados de 2009. Soma-se a isso, o fato da equipe contar com o argentino Messi, o ídolo máximo, a quem defini como prova da existência de Deus.
 
“É que as provas de Deus se manifestam com bondade, beleza. Quando assisto o Messi jogar, vejo isso. Alguém fica extasiado diante de um quadro, ou até o por do sol. Eu, diante de Messi”, explicou. “Não digo que seja Deus, mas são reflexos da perfeição dele”, complementou.
 
O fanatismo de Lucia impressiona. No mês passado, postou orgulhosa uma foto ao lado de Neymar no dia em que o conheceu. Sobre a polêmica em torno da contratação do jogador, diz que “o Barcelona é uma vítima de um ataque mal intencionado daqueles que não perdoam a contratação do brasileiro”. 
No Twitter, a interação com os seguidores acontece em todos os jogos do Barcelona. No primeiro turno do Campeonato Espanhol, quando o Barcelona perdeu para o Real Madrid por 3 a 1 no ano passado, chegou a ofender o árbitro em uma postagem o chamando de “ladrão”, e foi alvo de diversos manifestos de torcedores do Real. 
 
Em outro momento mais recente, logo após a derrota do Real Madrid por 4 a 0 para o Atlético de Madrid, cutucou os fãs do clube merengue ao postar foto de galinhas com o anúncio: “se vendem 11 galinhas brancas por falta de ovos”, fazendo uma pesada alusão a uma covardia dos jogadores do Real Madrid na partida. 
 
A maneira com que se comporta chega a irritar muitos seguidores que a acusam de incitar a violência: “Não se pode remediar: sou do Barça, mas não tenho nada contra os adversários. Se a paixão que as pessoas têm ao me atacar é transferida em uma benfeitoria, todos vamos nos salvar”, lamentou.
 
Fazer o bem ao próximo é a maior dedicação de Lucia Caram atualmente. Ela mora em Manresa, cidade a 55 quilômetros de Barcelona, e lá comanda a fundação Rosa Oriol. São 950 famílias que recebem alimentos doados a instituição. O projeto social é um dos maiores da Catalunha, e conta com o apoio do Barcelona, claro.
 
“O Barcelona é um referente de jogo limpo e humildade. É uma escola de valores. Não ser do Barça é um pecado”, finalizou a freira Lucia Caram.