Topo

Grêmio usa verba de Leandro, programa últimos pagamentos e encerra dívidas

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)

12/01/2014 10h42

O Grêmio está muito perto de resolver o problema revelado no fim do ano passado sobre salários atrasados a jogadores e funcionários. Com a verba recebida do Palmeiras na aquisição do atacante Leandro, o clube gaúcho programou os últimos pagamentos para segunda e terça-feira e conseguirá resolver todas pendências.

"Falta muito pouco. Efetuamos pagamentos desde os últimos dias da semana passada. Até segunda ou terça-feira vamos acabar com isso", afirmou Rui neste domingo.

O atacante Barcos, em nome do elenco como fez questão de ressaltar, reclamou publicamente sobre os vencimentos atrasados no fim do ano passado. O discurso foi repetido pelo empresário de Kleber Gladiador, que disse que o clube tinha quatro meses de direitos de imagem e dois meses de salários atrasados ao camisa 30.

Ciente das dificuldades, o Grêmio partiu para uma reengenharia financeira. Cortou gastos, liberou jogadores, acertou negociações e esperava resolver tudo com a verba que entraria da negociação de Alex Telles. Porém, o Galatasaray, da Turquia, não apresentou as garantias bancárias necessárias e o jogador acabou ficando. 

Mas a solução não tardou. O Palmeiras pagou R$ 16 milhões por 100% dos direitos de Leandro. O Grêmio recebeu R$ 8,7 milhões, referentes a 55% e com este dinheiro resolveu seus problemas de caixa.

Sem este 'peso' o clube inicia com tranquilidade os trabalhos pensando nas competições de 2014. O segundo dia de treinos de pré-temporada terá trabalhos físicos pela manhã e com bola à tarde, a exemplo do que houve no sábado.