Topo

Esporte


Messi é autista? Por que vomitava em campo? UOL tira dúvidas sobre craque

Luisa Gonzalez/Reuters
Imagem: Luisa Gonzalez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/07/2019 04h00

Lionel Messi é autista? Por que o camisa 10 do Barcelona vomitava em campo? Se você é fã do craque argentino, mas ainda tem alguma dúvida sobre ele, confira estas informações.

O UOL Esporte separou algumas respostas para questionamentos frequentes sobre o jogador do Barcelona: tudo que você sempre quis saber sobre ele, mas não tinha para quem perguntar.

  • reprodução/Instagram

    Quantos anos tem Messi?

    Lionel Messi nasceu no dia 24 de junho de 1987. Ou seja, no momento da publicação deste texto, tem 32 anos.

  • Pau Barrena/AFP

    Messi é canhoto ou destro?

    Seu pé preferido é o esquerdo.

  • Stuart Franklin - FIFA /Getty Images

    Quantas vezes foi eleito melhor do mundo?

    Assim como Cristiano Ronaldo, ele foi eleito cinco vezes. Foram quatro prêmios entregues pela Fifa em 2010, 2011, 2012 e 2015, e uma Bola de Ouro recebida da France Football em 2009.

  • Shaun Botterill/Fifa/Getty Images

    Quantas vezes foi campeão pela Argentina?

    Messi foi campeão duas vezes com a camisa alviceleste: conquistou o ouro olímpico em 2008, em Pequim, e ganhou a Copa do Mundo sub-20 em 2005.

  • Reprodção/Twitter

    De onde veio o apelido de "Pulga"?

    O argentino tinha um problema hormonal que desacelerava seu crescimento ósseo e teve de manter o tratamento quando chegou ao Barcelona, aos 13 anos de idade. Na Espanha, cresceu cerca de 30 centímetros em pouco mais de dois anos. Por isso, a imprensa espanhola o apelidou de "Pulga Atômica".

  • Alastair Grant/AP

    Messi é casado?

    Sim. Ele se casou em junho de 2017 com a argentina Antonella Roccuzzo, que conhece desde a infância.

  • Reprodução Instagram

    Eles têm filhos?

    Sim. São três meninos: Thiago, Mateo e Ciro. O jogador disse que Mateo, o filho do meio, gosta de provocá-lo e até já andou comemorando gols do maior rival do Barcelona, o Real Madrid.

  • Mike Egerton - EMPICS/PA Images via Getty Images

    Messi tem autismo? É a Síndrome de Asperger?

    Não. Em contato com o UOL Esporte em 2013, Diego Schwarzstein, o médico que tratou da deficiência hormonal que afetava o crescimento de Messi, negou veementemente esta história. "Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem", afirmou o profissional.

    Portanto, trata-se de uma lenda urbana ? ou fake news, como preferir.

  • REUTERS/Luisa Gonzalez

    Por que Messi vomitava em campo?

    Ele nunca teve certeza sobre o motivo, mas, em entrevista à "América TV", Messi contou ter parado de vomitar durante os jogos depois que passou a se alimentar de forma mais saudável. Diminuiu drasticamente o consumo de pizza e alimentos processados.

    "Comi muito mal durante muitos anos. Eram chocolates, alfajores e refrigerante. Agora como bem. De vez em quando tomo um vinho, mas não me faz mal. Notei muita mudança com a questão dos vômitos. Falaram muitas coisas sobre a causa. No fim, eu melhorei e não tive mais", disse.

    Vale lembrar que o craque argentino chegou a vomitar durante a final da Copa do Mundo de 2014, contra a Alemanha. Além de mudar o cardápio sob supervisão do nutricionista italiano Giuliano Poser, Messi chegou a recorrer a um tipo de terapia emocional com psicoterapeutas.

  • Alex Livesey/Getty Images

    É artilheiro da Argentina?

    Sim. Há quem questione se Messi é ou não decisivo com a camisa da seleção, mas ele é o maior artilheiro da história da equipe da Argentina. Em 2016, ele superou Gabriel Batistuta neste ranking.

Mais Esporte