Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Em crise política na CBF, Caboclo deflagra medidas para clubes e federações

Rogério Caboclo, presidente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 04h00

Em meio a uma crise política que afeta os bastidores da CBF, o seu presidente Rogério Caboclo deflagrou uma série de medidas junto a cartolas de federações e clubes, que compõe o colégio eleitoral da entidade. Na semana passada, o cartola fez uma verdadeira peregrinação em estados do Norte e Nordeste, comparecendo às finais dos estaduais de Piauí, Maranhão e Pará, além de visitar o Amapá. Ontem, anunciou um pacote com a ajuda de R$ 120 mil a cada uma das 27 federações estaduais e mais R$ 15,8 milhões destinados a clubes das séries A1 e A2 do feminino, e das séries C e D do masculino.

Caboclo está sob pressão no cargo: dirigentes de clubes e federações e funcionários da CBF vem apontando comportamentos considerados inapropriados do mandatário no dia a dia. Além disso, no último dia 21, a ESPN publicou áudios que mostram que o ex-presidente Marco Polo Del Nero participava da gestão da entidade em 2018 mesmo estando banido do futebol - a Fifa monitora a situação. Para aplacar a crise, Caboclo tem mantido diálogos com o próprio Del Nero e com o antecessor dele na presidência da CBF, Ricardo Teixeira (Por Pedro Lopes).

Empréstimo de Marcos Guilherme ao Santos não tem cláusula de compra

O empréstimo de Marcos Guilherme ao Santos não tem cláusula de compra. Segundo apurou o UOL Esporte, o jogador foi cedido pelo Inter até o fim da temporada e mantém vínculo com o clube gaúcho até o fim de 2022. Caso o Peixe queira manter o meia-atacante em seu elenco depois disso, terá que abrir nova negociação com o clube gaúcho. O salário do jogador terá participação dos dois clubes ao longo do período de empréstimo. A fatia maior ficará com Santos. (Por Marinho Saldanha e Gabriela Brino).

Santos chegou a ter lista de reforços com 300 nomes, mas punição atrapalhou

A punição imposta pela Fifa que proibiu o Santos de contratar durante mais de um ano não impediu o Departamento de Análise de Mercado do Peixe de trabalhar, mas tornou impossível que os reforços prospectados chegassem ao clube. O Santos chegou a ter uma lista de 300 nomes para reforçar o elenco, mas viu as possibilidades irem, pouco a pouco, acertando com outras equipes ou se tornando alvos irrealistas em meio ao período banido pela entidade. Uma dessas possibilidades era o meia-atacante Lorenzo Faravelli, hoje destaque do Independiente del Valle (EQU). Não foi apenas a punição da Fifa, que durou de março de 2020 até abril de 2021, que brecou as negociações, mas também a delicada situação financeira do clube já anterior à decisão da entidade e que efetivamente resultou nas dívidas que levaram à punição. (Por Éder Traskini)

Esperada para esta semana, conclusão de projeto de clube-empresa deve atrasar

Esperada para esta semana, a conclusão do relatório do projeto do clube-empresa no Senado vai levar mais alguns dias. É que o governo pediu um prazo maior ao relator do texto, o senador Carlos Portinho (PL-RJ), para concluir a análise da proposta tributária. Com a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), os clubes que aderirem a esse modelo ficarão sujeitos a um sistema de tributação específico. Com o tempo maior para avaliação do Executivo, Portinho já sinalizou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) que o dia 9 de junho é uma boa data para pautar o texto para votação no plenário. (Por Igor Siqueira)

Novo reserva de Fagner estava na Inter de Limeira e ainda não jogou pelo Corinthians

O Corinthians recebeu ontem (27) o retorno do lateral Matheus Alexandre, de 22 anos. O jogador estava na Inter de Limeira e conseguiu fazer um bom Campeonato Paulista pelo clube do interior. Ainda desconhecido dos corintianos, Matheus tem contrato com o clube do Parque São Jorge até o fim de 2023 e é a opção caseira e barata da diretoria para reforçar o elenco. O lateral será o reserva imediato de Fagner no segundo semestre. (Por Yago Rudá)