Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Estreante, Cuiabá recusa proposta da Globo por direitos do Brasileirão-2021

Em trajetória ascendente, o Cuiabá devolve Mato Grosso à Primeira Divisão do futebol brasileiro pela 1ª vez desde 1986 - Divulgação/Cuiabá
Em trajetória ascendente, o Cuiabá devolve Mato Grosso à Primeira Divisão do futebol brasileiro pela 1ª vez desde 1986 Imagem: Divulgação/Cuiabá

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju (SE)

18/03/2021 04h00

O Cuiabá negou a primeira proposta do Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro deste ano. A coluna apurou que os representantes do clube matogrossense não gostaram da porcentagem do pay-per-view sugerida pela emissora carioca, que seria inferior à dos concorrentes em sua temporada de estreia pela Série A. O montante arrecadado com clientes do Premiere é dividido entre os clubes de acordo com o número de seus torcedores que assinam o pacote. Neste caso, o Cuiabá, naturalmente, ficaria com muito pouco.

A Globo se surpreendeu e se incomodou com a recusa. O modelo oferecido ao Cuiabá é o mesmo aceito por outros clubes de menor poderio financeiro —mas que, no ano passado, também resultou em longas tratativas com o Red Bull Bragantino. A emissora negocia individualmente com cada clube, mas, na prática, os acordos têm valores e dispositivos bem semelhantes. Contando participantes das Série A, B e C, existem acordos com 38 clubes que possam frequentar a elite até 2024. O Brasileirão tem início previsto para maio, e a Globo espera revisitar essa negociação nas próximas semanas.

Faltam dois: Juventude também não fechou com a Globo

Outro clube que está sentado à mesa com a TV é o Juventude, que ainda não respondeu à investida inicial da emissora carioca, seja sobre o Premiere como para a TV aberta. O único acerto do time de Caxias do Sul-RS, no momento, é com a Warnermedia para transmissões em TV fechada. (Por Gabriel Vaquer)

São Paulo vê dívida de R$ 5 mi do Botafogo, que só comenta valor em juízo

O São Paulo tentou abater parte da dívida que o Botafogo tem com o clube por causa da contratação do atacante Henrique Almeida, ainda em 2013, quando fez uma investida pelo zagueiro Kanu no mercado da bola. As tratativas não avançaram e ainda suscitaram um novo impasse entre os clubes: qual o valor integral do débito? Os paulistas entendem que o montante a ser pago pelos cariocas é de R$ 5 milhões e cobram esse valor na Justiça —as cifras passaram por correção monetária e juros. O clube do Rio de Janeiro, por outro lado, aguarda o desenrolar do processo para se posicionar sobre os números e, não, os confirma. (Alexandre Araújo e Thiago Fernandes)

Grêmio: zagueiro recebe sondagem do América-MG e mais um para 2021

Rodrigues, zagueiro reserva do Grêmio, entrou no radar do América-MG e de pelo menos mais um clube do Campeonato Brasileiro. As sondagens buscaram informações sobre possível empréstimo com opção de compra ao final da atual temporada. O plano gremista é manter o jogador como alternativa para os titulares Geromel e Kannemann. No ano passado, a diretoria chegou a abrir negociação para ampliar o contrato do ex-jogador do ABC-RN. (Por Jeremias Wernek)