Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

CBF notifica sindicato criminalmente e cobra explicações sobre entrevista

Rogério Caboclo, presidente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

06/11/2020 04h00

A Confederação Brasileira de Futebol acionou o presidente do Sindicato dos Atletas de São Paulo com um pedido de explicações na Justiça Criminal. A entidade cobra do mandatário do sindicato, Rinaldo Martorelli, explicações sobre uma entrevista dada ao comentarista da Rede Globo Walter Casagrande no dia 28 de agosto, na qual o dirigente sindical criticou a retomada das partidas de futebol. Na entrevista, Martorelli questionou a inexistência de novos testes positivos após um número alto nas primeiras rodadas.

?É muito estranho. É muito estranho que de repente, depois de tudo que a gente viu, de mais de 60 atletas, comissão técnica, todo mundo contaminado, e esses atletas que tiveram, continuaram tendo contato não contaminaram mais ninguém? É muito estranho. Talvez a CBF esteja conseguindo a imunização que o mundo precisa?, disse o dirigente. (Por Pedro Lopes)

Braz se esquiva de temas políticos em coletiva no Fla às vésperas da eleição

A 10 dias da eleição no Rio de Janeiro, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo e candidato a uma cadeira na Câmara dos Vereadores, concedeu coletiva, mas se esquivou de temas eleitorais. O dirigente não respondeu questões que pudessem esbarrar no pleito e alegou não querer misturar os assuntos. A conferência de ontem foi marcada pelo clube e não tinha um objetivo específico. Braz falou sobre temas do departamento de futebol e, por mais de uma vez, lembrou dos títulos conquistados por essa gestão. (Por Leo Burlá)

Grêmio tem convicção em uruguaio e cogita negócio para 2021

O Grêmio tem convicção de que Gastón Ramírez, meia-atacante da Sampdoria, pode catapultar o time para outro patamar. Tanto assim, que o clube gaúcho cogita negociar a contratação do uruguaio para a próxima temporada. A posição dá de ombros para recente negativa do próprio gringo, que preferiu continuar na Itália. Aos 29 anos, Ramírez tem contrato com a Samp até junho de 2021. O Grêmio tentou ele agora, pagando valor abaixo do mercado da bola para o clube italiano. A partir de janeiro, o meia pode assinar pré-contrato com novo time sem que a Sampdoria receba qualquer compensação financeira. (Jeremias Wernek)

Dupla Gre-Nal se surpreende com time português no RS e procura detalhes

Grêmio e Internacional foram pegos de surpresa com a chegada do Marítimo ao Rio Grande do Sul. A coluna De Primeira revelou que o clube português assinou convênio para usar um CT em Canoas e tem planos de disputar campeonatos de base estaduais a partir de 2021. Em 2022, a meta é participar da Copa São Paulo. O Marítimo, de Portugal, deu anuência para criação do Marítimo Brasil. O CNPJ já foi criado e o registro na FGF (Federação Gaúcha de Futebol) está em andamento. Tanto na Arena do Grêmio quanto no Beira-Rio houve espanto com o plano lusitano. Principalmente pelo fato de não ter vazado nada a respeito do projeto — que já prevê equipe sub-15 e sub-17 a curto prazo. (Jeremias Wernek)

Inter vai usar prêmio da Copa do Brasil para pagar salários e imagem

O prêmio pela classificação às quartas de final da Copa do Brasil já tem destino no Internacional. E não será incremento no orçamento de contratações. O clube vai usar os R$ 3,3 milhões para pagar salários e direito de imagem do elenco principal. Parte da quantia também vai ser destinada a quitar vencimentos de funcionários do clube, afora do plantel e comissão técnica. Em crise financeira desde 2017, o clube corre atrás de reforços. Mas os alvos precisam se encaixar em "oportunidades de mercado", como define a direção. (Jeremias Wernek)

Ex-funcionária que processou o Santos volta ao clube, mas sem remuneração

Mariana Nogueira, ex-funcionária que ganhou um processo contra o Santos recentemente, voltou ao clube nos últimos dias a convite da Comissão de Transição — criada pelo presidente em exercício Orlando Rollo. Demitida no fim de 2018, Mariana não foi recontratada pelo Peixe e exerce hoje um 'cargo' não remunerado no colegiado. Ela esteve presente na Vila Belmiro durante o evento de aniversário de 80 anos do Rei Pelé como convidada por ser membro da Comissão de Transição. Uma foto que circula nas redes sociais com Mariana e parte da equipe de comunicação levantou a suspeita do retorno dela ao quadro de funcionários, mas seu nome não aparece na lista incluída no Portal da Transparência. Rollo já negou publicamente que tenha contratado pessoas que processam o clube. O médico Carlo Alba, que retornou ao Peixe, retirou anteriormente processo movido contra o clube. (Eder Traskini)

Sampaoli recusou Benjamín Kuscevic, que acertou com o Palmeiras

O técnico Jorge Sampaoli agiu na contramão do que está acostumado, que é pedir reforços, e rejeitou uma sugestão da diretoria do Atlético-MG. O treinador argentino não aprovou o nome do zagueiro chileno Benjamín Kuscevic, de 24 anos, oferecido ao clube. Como o Galo não entrou no negócio, o jovem defensor acabou acertando sua ida ao Palmeiras, onde assinou contrato de cinco anos. Revelado pela Universidad Católica, Kuscevic não atua desde março. É que o zagueiro passou por um procedimento cirúrgico no tornozelo direito, problema que, inclusive, impediu que ele acertasse com o Dínamo Zagreb, da Croácia. (Por Guilherme Piu e Thiago Fernandes)