Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Times pressionam CBF por 38 rodadas de olho em antecipação de verba da TV

Andrés Sanchez (foto) pediu a palavra e reforçou à CBF o desejo dos clubes de manter a disputa do Brasileiro em 38 rodadas - Daniel Vorley/AGIF
Andrés Sanchez (foto) pediu a palavra e reforçou à CBF o desejo dos clubes de manter a disputa do Brasileiro em 38 rodadas Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 04h00

A reunião entre clubes e CBF na tarde de ontem (7) começou com um apelo do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, ao mandatário da CBF, Rogério Caboclo. Em nome da grande maioria dos clubes, o cartola alvinegro disse que os clubes precisavam que o Campeonato Brasileiro de 2020 fosse contivesse uma confirmação da disputa em 38 rodadas. Em tom pacífico, a entidade escutou o pedido e respondeu que não era possível assegurar nada em um momento em que não há qualquer previsão de retorno após a quarentena preventiva diante do novo Coronavírus.

O apelo de Andrés, reforçado em discurso por Flamengo e Palmeiras, tem explicação: os clubes acreditam que uma confirmação de um Brasileirão "normal", com o sistema tradicional mantido em 2020, garantiria a cota integral da verba de TV e permitiria um pedido de antecipação de receita junto às detentoras - Globo e Turner. A CBF, no entanto, sem ter projeção exata de datas que terá para realizar a competição, manteve a cautela e segue com a ideia de não fazer "loucuras" e zerar o calendário de 2020 antes do início de 2021. Os clubes pensam diferente e topariam "entrar" o próximo ano ainda finalizando campeonatos da temporada atual. (Por Pedro Ivo Almeida e Marcel Rizzo)

Mattos abafa ação de dupla de agentes e assume mercado do Galo

A contratação de Alexandre Mattos para a diretoria de futebol fez com que Anderson Nassrala e Ângelo Pimentel tenham participação reduzida nos bastidores do Atlético-MG. Responsáveis por alinhavar a contratação de Jorge Sampaoli, os agentes ajudariam o clube no mercado da bola a pedido do presidente Sérgio Sette Câmara. No entanto, com a chegada de Mattos ao departamento de futebol, o pedido do mandatário foi desfeito. Agora é o novo diretor-executivo quem tem a incumbência de mapear o mercado e buscar reforços para a equipe comandada por Sampaoli. Ele, inclusive, já fez alguns contatos para tentar novas contratações, como os volantes Léo Citaddini, do Athletico-PR, e Léo Sena, do Goiás. (Por Thiago Fernandes)

Volpi completa 4 semanas de fratura e fica mais perto de voltar a treinar

Tiago Volpi completa hoje quatro semanas do processo de recuperação da fratura sofrida na mão direita. Durante o jogo contra a LDU, pela Copa Libertadores, o goleiro sofreu a lesão. O prazo inicial para que ele fosse liberado para voltar a treinar era de seis semanas. Por isso, é provável que ele possa não usar a proteção e reintegre o time quando a equipe se reapresentar. Por causa da pandemia do coronavírus, as competições foram interrompidas e os jogadores do São Paulo receberam 20 dias de férias no início deste mês. Ainda não há uma previsão de quando o Tricolor paulista vai retomar a sua rotina de trabalho. (Por José Eduardo Martins)

Fla vê queda em adesões e congela venda de pacotes de sócio-torcedor

Diante da crise causada pela pandemia da Covid-19, o Flamengo congelou a venda de pacotes de jogos para a temporada e aguarda o desenrolar dos fatos para ver como contemplar os associados do "Nação" em tempos de jogos suspensos. O programa tem registrado queda nas adesões e o clube ainda não tomou nenhuma ação mais contundente para reter seus associados. Fato é que o Rubro-negro desenha os cenários e não quer se antecipar aos fatos e dar um passo em falso. Até um eventual ressarcimento de mensalidades (ou parte delas) está em pauta. O clube conta com cerca de 115 mil filiados, mas este número já ultrapassou os 150 mil. (Por Leo Burlá)

Paralisação do futebol atrasa renovação de Evandro no Santos

O meia Evandro ainda não sabe se permanecerá no Santos pelo menos até o fim da temporada. Com contrato vencendo em junho, o Peixe tem direito de renovação até dezembro deste ano previsto em contrato, mas ainda não informou se irá exercê-lo e precisa fazê-lo até 15 de junho. O estafe de Evandro entrou em contato com o clube recentemente para saber se há interesse, e a diretoria do clube pediu tempo para responder devido ao momento financeiro vivido pelo clube diante da paralisação do futebol por conta do coronavírus. Com cotas de transmissão e patrocinadores suspensas, e ainda sem data para um retorno dos campeonatos, o Peixe não sabe como ficarão as receitas nos próximos meses. (Por Eder Traskini)

Saída de Patric para o Sport teve forte resistência no Atlético-MG

Patric se acertou com o Sport até dezembro de 2021. A sua saída, no entanto, já era discutida desde janeiro. O que impediu um negócio anterior foram os vetos de Rafael Dudamel e Jorge Sampaoli. O atleta era visto com bons olhos pelos dois treinadores que estiveram à frente do elenco nesta temporada. O presidente Sérgio Sette Câmara e o antigo diretor de futebol, Rui Costa, também eram contrários à sua saída. Todos consideravam o jogador de 31 anos uma peça útil para o elenco. Neste momento, pesou a possibilidade de o lateral direito ter um contrato mais duradouro - o novo vínculo se encerra no fim do ano seguinte, enquanto o compromisso na Cidade do Galo terminava um ano antes - e a necessidade de dar mais chances aos jovens Guga e Mailton. (Por Thiago Fernandes)