Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Jogadores do Rio passam por 'BBB' após serem decisivos por paralisação

Jogadores do Botafogo, com Gatito Fernandez à frente, usam máscara em protesto contra a manutenção do Carioca no fim de semana - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Botafogo, com Gatito Fernandez à frente, usam máscara em protesto contra a manutenção do Carioca no fim de semana Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio e em São Paulo, Santos e Aracaju

17/03/2020 04h00

Os jogadores foram determinantes para a paralisação do futebol do Rio de Janeiro. Havia um medo geral que eles pudessem contrair e repassar o coronavírus em meio a pandemia mundial. Após reunião ontem (16) na Federação do Rio, ficou decidido que as competições estão paralisadas pelos próximos 15 dias. Peça fundamental na briga, os atletas conseguiram fazer valer sua vontade, mas terão que cumprir uma cartilha.

Isso significa que há um pedido oficial para que os atletas permaneçam em casa o máximo possível e que só saia em caso de necessidade. Segundo apuração da coluna, haverá um monitoramento das redes sociais dos jogadores. Quem descumprir essas determinações será cobrado por entidades e até mesmo pelos próprios clubes. (Por Bernardo Gentile e Caio Blois)

Com jogos paralisados, Honda deve ganhar piso salarial no Botafogo

A paralisação do futebol brasileiro causará um grande prejuízo em todos que estão envolvidos no esporte. Comerciantes no entorno do estádio, patrocinadores dos clubes e até mesmo Keisuke Honda. Isso mesmo. É que o japonês recebe com um contrato de produtividade e a ausência de jogos fará com que o camisa 4 recebe o seu piso salarial: R$ 150 mil. Com a soma de partidas ele teria um aumento significativo, mas terá que esperar o retorno aos gramados para receber uma grana mais alta. (Por Bernardo Gentile)

Corinthians e Palmeiras têm trabalho para frear o Paulistão

Em reunião realizada ontem (16), na Federação Paulista de Futebol (FPF), os clubes decidiram paralisar o Campeonato Paulista por causa da pandemia do coronavírus. Apesar de a decisão ter sido com a anuência de todos os 16 clubes, inicialmente houve clubes que se opuseram ao plano. Segundo apurou a De Primeira, os presidentes de Corinthians e Palmeiras foram os principais responsáveis por convencer os demais dirigentes. Até mesmo Santos e São Paulo se manifestaram com reticência em relação à pausa, com base em algumas dificuldades que serão enfrentadas por participantes do campeonato. Por isso, pensaram até em adiantar algumas partidas, mesmo que com portões fechados. (Por Diego Salgado, Eder Traskini e José Eduardo Martins)

O que motivou um princípio de oposição à paralisação do Paulista?

Algumas questões fizeram esses cartolas serem reticentes à pausa. Muitas equipes têm contratos com jogadores vigentes somente até o fim do Estadual —os elencos são praticamente desmontados a partir de abril e o prolongamento destes acordos deve ter no mínimo três meses de duração. Há também a preocupação com a perda de verba oriunda de direitos de transmissão e renda, falta de calendário para manter a disputa, além da demora para poder negociar a transferência de atletas. (Por Diego Salgado, Eder Traskini e José Eduardo Martins)

Gauchão teve proposta de calendário relâmpago antes de suspensão

Aimoré, Caxias, Esportivo e Novo Hamburgo apresentaram proposta para evitar a suspensão do Gauchão, mas foram voto vencido. O quarteto propôs um calendário relâmpago para concluir a fase de classificação do segundo turno e, assim, definir posições para fins de premiação e rebaixamento. A ideia era entrar em campo, sem torcida, na quinta-feira (19), domingo (22) e quarta (25). Se valendo do pequeno número de casos oficiais de COVID-19 no Rio Grande do Sul e do clima, ainda longe de ser úmido e frio — como deverá ser a partir do fim de março e início de abril. (Por Jeremias Wernek e Marinho Saldanha)

Preparadores da base do Inter passam cartilha por WhatsApp para jogadores durante recesso

O Internacional suspendeu as atividades das categorias de base pelas próximas três semanas. E os jogadores, liberados até dos alojamentos, receberão uma cartilha de orientações de exercícios físicos. Pelo WhatsApp, os preparadores físicos das categorias de base do Colorado passarão as orientações aos atletas. A principal recomendação é realizar toda rotina de exercícios em casa, não ir à academia ou se exercitar nas ruas para se resguardar durante o período de pandemia. (Por Marinho Saldanha)

Sem Champions, Turner vai reprisar jogos antigos da competição

Com a Champions League cancelada por conta dos avanços da Covid-19, a TNT decidiu manter a programação normal e vai exibir jogos antigos do principal torneio de clubes do mundo a partir de hoje (17), quando a histórica goleada do Barcelona por 6 a 1 sobre o PSG, na temporada 2016/17, será reprisada na íntegra. Já amanhã (18), será a vez de Juventus 0 x 3 Real Madrid, pela temporada 2017/18. O jogo ficou marcado por uma bicicleta antológica de Cristiano Ronaldo. Ambos os jogos serão exibidos às 17h (horário de Brasília). A ideia da TNT é mostrar partidas antigas até a Champions retornar da suspensão. (Por Gabriel Vaquer)