Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Cláusula por número de jogos aumentou briga entre Thiago Neves e Ceni

Bruno Haddad/Cruzeiro
Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro

01/10/2019 04h00

Não foi só a bate-boca público que fez Thiago Neves se irritar com Rogério Ceni, ex-técnico do Cruzeiro. O meia-atacante não gostou também da redução do número de jogos - ele nem sequer entrou em campo no empate por 0 a 0 com o Ceará, o último confronto do treinador. Entre os motivos para a irritação do camisa 10 está uma cláusula de seu contrato de trabalho. Há um trecho do vínculo que permite a renovação automática do acordo até dezembro de 2021 em caso de 42 partidas disputadas neste ano.

A mesma cláusula concede aumento ao jogador na próxima temporada em caso de cumprimento do número de partidas. Hoje, ele tem um dos maiores vencimentos do elenco na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), atrás somente de Fred, Fábio e Edilson. Procurada para falar sobre o caso, a assessoria de imprensa da Raposa preferiu não se manifestar, alegando que não comenta detalhes contratuais de atletas publicamente. A ausência de Edilson do time, ocorrida na eliminação para o Internacional na Copa do Brasil 2019, também causou desconforto entre as partes. O meia-atacante questionou a decisão do técnico à época. (Por Enrico Bruno e Thiago Fernandes)

Lugano brinca com Diniz no 1º dia no SPFC: "não jogaria no time"

O nome de Fernando Diniz teve a aprovação da diretoria do São Paulo e recebeu o aval dos jogadores. O superintendente de relações institucionais do clube, Diego Lugano, porém, brincou com o novo treinador no seu primeiro dia à frente do Tricolor. Segundo apurou a De Primeira, na resenha dos dois, o uruguaio falou que não teria espaço para jogar em um time que priorizasse tanto a velocidade e o bom toque de bola. O treinador retribuiu o elogio e falou que o ex-zagueiro teria qualidade sim para defender a sua equipe. (Por José Eduardo Martins)

Santos "julgará" Cueva; contrato prevê até rescisão por indisciplina

A briga do peruano Christian Cueva em uma casa noturna de Santos será julgada internamente pelo clube nos próximos dias com base em cláusulas de comportamento que são padrão nos contratos do clube. A punição pode ir de uma advertência, multa ou até rescisão do contrato por justa causa, em caso de reincidência. O vínculo rege que "o jogador tem a obrigação de agir com polidez com torcedores", "não praticar ato ou frequentar ambiente que venha a denegrir a imagem do clube" e "estar ciente da responsabilidade de servir como bom exemplo para a sociedade brasileira, manter boa imagem em sua vida pública e privada". O Peixe não acredita em punições mais severas ao jogador. Há certa pressão por parte do estafe de Cueva para colocar panos quentes no assunto. O peruano viaja nesta semana para defender a seleção de seu país e uma definição sobre o caso deve ocorrer após o retorno do meia. (Por Eder Traskini)

Botafogo planeja bater de frente para melhorar contrato com a Globo

O Botafogo está insatisfeito com o atual contrato com a Globo. O cube entende que a nova forma de pagamento não foi nada boa e pretende bater de frente bater de frente com a emissora para receber números melhores. O sentimento de injustiça cresceu com o projeto encomendado pelos Moreira Salles para atrais investidores com o objetivo de virar empresa. O problema é que o ex-presidente Carlos Eduardo Pereira deixou acordo fechado com o canal até 2024, o que prejudicará os planos. (Por Bernardo Gentile)

Cazares reduz excessos fora de campo após cobranças no Atlético-MG

A acusação de agressão de duas mulheres ocorrida no início de setembro e o atraso de mais de uma hora ao treino no fim de semana seguinte fizeram Juan Cazares diminuir os excessos fora das quatro linhas. O meia-atacante do Atlético-MG recebeu broncas do diretor de futebol Rui Costa e do técnico Rodrigo Santana. Após as críticas e os problemas públicos, o equatoriano preferiu se reservar e tem evitado até as festas em seu condomínio em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi multado pelo clube após os episódios de mau comportamento e passou a se dedicar mais no cotidiano. Não à toa segue como titular do time comandado por Rodrigo Santana. (Por Thiago Fernandes)

Diretor do Fortaleza garantiu Zé Ricardo no cargo no dia da demissão

Quando o Cruzeiro confirmou a demissão de Rogério Ceni, a De Primeira entrou em contato com o diretor de futebol do Fortaleza, Daniel de Paula, para saber se havia interesse em recontratar o treinador. Na ocasião, o dirigente disse que José Ricardo era o técnico da equipe nordestina, que seria uma falta de respeito falar sobre o assunto e declarou que "as pessoas não são descartáveis". Horas depois, José Ricardo foi demitido e o Fortaleza já entrou em contato com Ceni para abrir negociação. O ex-goleiro foi confirmado como comandante da equipe cearense e vai trabalhar neste sábado, no Pacaembu, contra o São Paulo. (Por José Eduardo Martins)

CBF tenta evitar confusão em sorteios de carros no Brasileiro

Depois de uma confusão entre pessoas homônimas no Flamengo x São Paulo, no último sábado, no Maracanã, em relação à vencedora da promoção "Sua Torcida Vale Carro Zero" - em que um carro é sorteado a um torcedor presente ao estádio -, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou o protocolo de anúncio do ganhador. Agora, no telão dos estádios, aparece o nome e os três primeiros números do CPF do felizardo. (Por Alexandre Araújo)