Topo

França se vê isolada com torcida até de franceses pela Argentina de Messi

Lionel Messi é o artilheiro da Copa do Mundo no Qatar, com cinco gols - Kai Pfaffenbach/Reuters
Lionel Messi é o artilheiro da Copa do Mundo no Qatar, com cinco gols Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Bruno Andrade, Danilo Lavieri e Rodrigo Mattos

Colunistas do UOL, em Doha (Qatar)

18/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

A quinta e última participação de Lionel Messi em Copas do Mundo vai muito além de uma segunda presença na final, desta vez contra a França, e o papel até agora de maior destaque na edição do Qatar. Há outro ponto significativo e, ao mesmo tempo, bastante discutível: a torcida até de franceses pelo título da... Argentina.

"Não me importo com essa solidariedade ou apoio. São situações que surgem, não podemos fazer nada. Sei que até alguns franceses querem que a Argentina seja campeã, mas vamos fazer o nosso melhor para ganharmos. Temos que fazer o possível para nos adaptar. O nosso objetivo é vencer e sair de cabeça erguida", revelou Didier Deschamps, técnico dos Bleus, à véspera da decisão, em coletiva de imprensa.

"Várias vezes tenho essa sensação [de torcida contra]. Mas estou O.K. em estarmos sozinhos. Essas incertezas sempre surgem. Vamos tentar ficar prontos, não tenho preocupação especial para esse jogo. Temos que manter a postura, tem o jogo e também o contexto. O objetivo é sair com o título. Sei que a Argentina e várias pessoas do mundo querem ver o Messi como campeão. Mas vamos fazer tudo para ganhar", completou.

O goleiro Hugo Lloris seguiu o mesmo discurso do treinador francês, especialmente, é claro, por causa da despedida de Messi, autor de cinco gols e três assistências na Copa de 2022 - é o artilheiro da competição, ao lado do francês e também finalista Kylian Mbappé.

"Estamos agora na final e vamos enfrentar de tudo para tentarmos vencer. Sabemos tudo aquilo que o Messi significa para a história do futebol e o tanto que ele quer ganhar essa Copa. Mas é, acima de tudo, uma partida entre França e Argentina, e não de um só jogador. É uma partida com grandes jogadores dos dois lados", destacou o capitão.

Pentacampeões na torcida pela Argentina

Rivaldo fez post declarando a sua torcida para a Argentina na Copa do Mundo - Getty Images - Getty Images
Rivaldo declarou sua torcida para a Argentina na final da Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Getty Images

Se alguns franceses estão contra a França, muitos brasileiros também. Renomados, inclusive. A histórica rivalidade sul-americana promete mesmo dar uma pausa na final deste domingo (18), às 12h (de Brasília), no Lusail Stadium.

"Já que não temos o Brasil e nem o Neymar nesta final, então vou ficar com a Argentina. Sem palavras para você, Messi. Você já merecia ser campeão do mundo antes, mas Deus sabe de todas as coisas e vai te coroar no domingo. Você merece este título pela pessoa que é, pelo maravilhoso futebol que sempre jogou. Tiro o chapéu para você", elogiou o pentacampeão mundial Rivaldo.

"Sempre fui fanático pelos grandes jogadores que fazem a diferença no futebol. Messi é um deles. Vou torcer por ele e pela seleção argentina nesta final", reforçou Cafu, outro ídolo brasileiro e com dois troféus de campeão mundial no currículo.

Ronaldo Fenômeno, mais um ícone do futebol no Brasil e também com dois títulos mundiais na carreira, preferiu ficar em cima do muro. Um misto de sensações, mas que, no fim, acaba por ser favorável a Lionel Messi.

"Vou ser sincero, não posso mentir. Não vou ficar feliz como brasileiro se a Argentina ganhar. Mas futebol é jogar e ganhar", explicou.

"A Argentina não joga um grande futebol, mas tem uma vontade incrível. Todos correm muito juntos, todos têm uma agressividade... E depois tem o Messi, que quando se aproxima da área é muito decisivo. Pessoalmente, ficaria feliz por ele se ganhasse a Copa", finalizou.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2233 votos
69,46%
Divulgação/Fifa
30,54%
Divulgação/Michael Regan/Fifa