Topo

Árbitro polonês é confirmado para final da Copa entre Argentina e França

Szymon Marciniak foi o árbitro da partida entre França e Dinamarca na fase de grupos da Copa do Qatar - Clive Mason/Getty Images
Szymon Marciniak foi o árbitro da partida entre França e Dinamarca na fase de grupos da Copa do Qatar Imagem: Clive Mason/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

15/12/2022 14h07Atualizada em 15/12/2022 16h16

Classificação e Jogos

A Fifa já definiu quem será o árbitro da grande final da Copa do Mundo do Qatar, entre França e Argentina, marcada para o próximo domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail Iconic. E não será brasileiro. Trata-se do polonês Szymon Marciniak.

Szymon Marciniak era apontado como favorito para comandar a decisão. Ele já apitou dois jogos neste Mundial, ambos envolvendo os finalistas: França 2 x 1 Dinamarca, pela fase de grupos, e Argentina 2 x 1 Austrália, pelas oitavas de final.

No jogo da França, os dinamarqueses reclamaram bastante com o juiz polonês por conta do gol da vitória francesa, marcado por Mbappé, aos 40min do segundo tempo.

Griezmann mandou um cruzamento na medida e Mbappé se antecipou à marcação para empurrar a bola para dentro do gol. A bola bateu no corpo do craque francês, que estava com o braço colado, gerando muita reclamação dos dinamarqueses. No entanto, o VAR não indicou revisão e o tento foi validado.

Em Argentina x Austrália, teve reclamação dos hermanos logo no comecinho de jogo. Aos 3 minutos, Papu Gómez cruzou e a bola bateu no braço de Baccus — a dúvida foi se a jogada ocorreu dentro ou fora da área. A arbitragem nada marcou em campo e não foi chamada pelo VAR para checar a jogada.

Szymon Marciniak terá Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz como assistentes e será o primeiro árbitro polonês a apitar uma decisão de Copa do Mundo.

Polêmica em 2018

Árbitro Szymon Marciniak e o sueco Sebastian Larsson - Maddie Meyer/Getty Images - Maddie Meyer/Getty Images
Árbitro Szymon Marciniak e o sueco Sebastian Larsson na Copa de 2018
Imagem: Maddie Meyer/Getty Images

Na Copa de 2018, o árbitro polonês chamou atenção de maneira negativa. Na vitória de 2 a 1 da Alemanha sobre a Suécia, pela fase de grupos, ele deixou de marcar uma suposta penalidade para os suecos, que deixaram o campo reclamando bastante.

"Não entendo porque o árbitro não saiu de campo para ver na televisão", disse John Guidetti, atacante sueco, logo após a partida.

Brasil representado em Croácia x Marrocos

Árbitro brasileiro Raphael Claus repreende Ahmad, do Irã, na partida contra a Inglaterra pela Copa do Mundo - Adrian DENNIS / AFP - Adrian DENNIS / AFP
Raphael Claus repreende Ahmad, do Irã, na partida contra a Inglaterra pela Copa do Mundo
Imagem: Adrian DENNIS / AFP

O Brasil não estará presente na grande decisão da Copa do Mundo, mas ao menos contará com quatro representantes no quadro de arbitragem na disputa de terceiro lugar entre Croácia e Marrocos, sábado (17), no estádio Khalifa International, a partir das 12h (de Brasília).

Raphael Claus foi escalado para atuar como quarto árbitro, enquanto Neuza Back trabalhará como árbitra assistente reserva. Já Bruno Pires ficará como responsável pelos lances de impedimento pelo VAR, enquanto Bruno Boschilia será assistente reserva do VAR.

Claus, ao lado de Wilton Pereira Sampaio, representou o Brasil como árbitro principal em dois confrontos da Copa do Qatar: Inglaterra 6 x 2 Irã, em que virou assunto nas redes sociais pelos 24 minutos de acréscimos, e Canadá 1 x 2 Marrocos. Ele ainda foi quarto árbitro na histórica classificação de Marrocos diante da Espanha, pelas oitavas de final.

Já Wilton Pereira Sampaio deixa o Qatar com quatro partidas na conta, todas elas como árbitro principal: Senegal 0 x 2 Holanda, Polônia 2 x 0 Arábia Saudita, Holanda 3 x 1 Estados Unidos e Inglaterra 1 x 2 França, jogo em que foi criticado especialmente pelos ingleses.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2233 votos
69,46%
Divulgação/Fifa
30,54%
Divulgação/Michael Regan/Fifa