Topo

Brasileirão ou Inglês? Ex-árbitros analisam atuação de Wilton nas quartas

Do UOL, em São Paulo

10/12/2022 20h46

Classificação e Jogos

Sem a seleção brasileira, eliminada pela Croácia nas quartas de final, Wilton Pereira Sampaio virou a grande atração do país na Copa do Mundo 2022. Hoje (10), ele apitou a vitória da França contra a Inglaterra, por 2 a 1, que teve dois pênaltis e exigiu bastante do árbitro.

Os lances decisivos do confronto dividiram opiniões. Na Inglaterra, mesmo com os dois pênaltis marcados a favor da seleção, Wilton Pereira Sampaio recebeu críticas.

A seguir, confira análises de ex-árbitros a respeito da atuação de Wilton Pereira Sampaio no clássico europeu pelas quartas de final da Copa.

Guilherme Ceretta de Lima

"O Wilton foi bem demais. Jogo muito difícil, duas campeãs do mundo, muito legal ver um árbitro nosso apitando. Todos temos pontos positivos e negativos. O ponto positivo foi a marcação do [primeiro] pênalti. Ele estava muito bem posicionado. O ponto negativo foi a não marcação do segundo pênalti. Ele infelizmente ficou refém do VAR, o que acontece na maioria dos jogos do Campeonato Brasileiro. Os que são mais fáceis de marcar, são marcados. Os que têm um grau de insegurança, acabam transferindo a responsabilidade para o VAR. No geral, foi bem, está de parabéns, muito orgulho dele. A sorte é que hoje temos o VAR, o que fez o Wilton acertar tudo. Mas ele poderia ter acertado tudo sem a ajuda do VAR."

Sandro Meira Ricci

"Foi o quarto jogo do Wilton [na Copa], e ele teve atuações melhores do que a de hoje. O jogo exigiu bastante da arbitragem, tivemos várias decisões capitais, as grandes decisões. Ele adotou um critério de deixar o jogo seguir, foi um jogo com poucas faltas (24). A gente teve uma disputa antes do primeiro gol da França. Ele entendeu como lance normal de disputa, mas tem a falta [no Harry Kane]. Ele sofre a falta, o VAR deve ter analisado que foi fora e não chamou", no "SporTV".

"Ele deu uma vantagem muito bem aplicada. Graças a ela, deu chance de acontecer o lance que foi pênalti para a Inglaterra [em Saka]. O Wilton, aí sim, em cima do lance, ele vê o detalhe da falta e convence com a decisão. A proximidade dele do lance, a convicção, convence os jogadores. Jogo bem difícil. No segundo pênalti [para os ingleses], ele poderia ter tomado no campo. Foi uma carga muito clara. Ele foi atropelado, um pênalti bobo."

Alfredo Loebeling

"Era um jogo de extrema dificuldade e que exigia uma inteligência emocional muito grande. O Wilton foi muito bem no jogo. Se você quiser buscar 'pelo em ovo', podem de falar de um cartão, uma falta. Vão reclamar do quê? Os dois pênaltis a favor da Inglaterra foram penalidades. A Inglaterra, por isso, não tem do que reclamar. Acho que disciplinarmente ele levou o jogo como tinha que ser levado. Quando estava mais tranquilo, ele soltou um pouco mais. Quando ficou mais difícil, ele deu dois, três amarelos e mostrou que estava com o jogo na mão. Acho que ele se credencia a fazer mais algum jogo, por que não a final? Muito boa a arbitragem, fiquei muito contente que ele levou a arbitragem brasileira a esse patamar."

Renata Ruel

"Não era um jogo fácil. Muita gente considerava uma final antecipada. Era o maior jogo da carreira do Wilton. Ele fez uma Copa muito boa. O que é importante dizer? Sabe quando você assiste à Premier League? Eu falo que 'troco o chip' para comentar [no Campeonato Inglês], porque lá o jogo segue. Eu senti o Wilton apitando Premier League, com o critério lá no alto. O critério para a marcação de falta foi alto. Coisas que às vezes você até questiona. Tem um pênalti pedido no primeiro tempo, a falta [no Harry Kane] ocorre. Mas a questão é: dentro ou fora da área? Primeiro, a falta foi. Marca. Esse é o tipo de lance para assistente também, ele tem que ajudar o árbitro. Na falta, o VAR fala se é dentro ou fora. É factual", na "ESPN".

José Aparecido de Oliveira

"Quero dizer que estou muito feliz com a atuação do Wilton, que por vezes foi muito criticado em nosso país. Pela TV ficou a impressão de uma penalidade não marcada em favor de Inglaterra [em Kane], mas como o VAR não chamou para a revisão, acredito que houve acerto. Parabéns pela partida e tomará que seja um dos candidatos à final, considerando a desclassificação da seleção brasileira."

Qual o estádio mais bonito da Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 788 votos
4,06%
Gabriel Carneiro/UOL Esporte
1,02%
David Ramos/Getty Images
15,10%
David Ramos/Getty Images
40,61%
David Ramos/Getty Images
8,12%
David Ramos/Getty Images
1,40%
David Ramos/Getty Images
9,52%
Divulgação/qatar2022.qa
20,18%
David Ramos/Getty Images