Topo

Revelado pela Nike: quem é o lateral croata que deu trabalho ao Brasil

Juranovic e Neymar em ação na partida entre Croácia e Brasil, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Jack Guez/AFP
Juranovic e Neymar em ação na partida entre Croácia e Brasil, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Jack Guez/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/12/2022 14h52

Classificação e Jogos

O lateral direito Josip Juranovic, número 22 da seleção da Croácia, impressionou torcedores brasileiros durante o duelo pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Ele se destacou tanto na defesa como no apoio ao ataque na partida e foi um dos responsáveis por frustrar o sonho da seleção brasileira de se sagrar hexa em 2022. Longe dos holofotes internacionais, o jogador de 27 anos do Celtic, da Escócia, vem chamando a atenção durante o torneio mundial e tudo começou com um programa da Nike.

Em 2014, Juranovic participou do 'The Chance', projeto da marca esportiva que visa dar oportunidade a jovens sem contrato de se tornarem profissionais. O croata de 1,73 m superou 44 concorrentes, foi a revelação da iniciativa e conseguiu assinar com o Hajduk Split, da primeira divisão do país.

Ele recebeu a premiação das mãos de Mario Mandzukic, ex-atacante e ídolo croata, e esteve atuando ao lado de Mateo Kovacic, seu atual companheiro de seleção e atleta do Celtic. Juranovic, inclusive, brilhou no torneio de base jogando como meio-campista e depois foi adaptado para a lateral.

Depois de seu primeiro grande passo no futebol, ele seguiu no Hadjuk Split por cinco temporadas até assinar com o Légia Varsóvia, da Polônia, em 2020. Em agosto do ano passado, o Celtic buscou sua contratação por cerca de R$ 16 milhões.

Vivendo o ápice de sua carreira até então, o lateral agora está sendo sondado por grandes clubes europeus. O Atlético de Madri teria enviado um olheiro para observar in loco o lateral na partida contra o Brasil, de acordo com o jornal 'The Scottish Sun'. O time colchonero estaria disposto a contratá-lo por cerca de R$ 64 milhões na janela de transferência de janeiro e não seria o único clube espanhol atento em Juranovic, com o Real Sociedad também interessado.

O camisa 22 foi titular em todas as partidas da Croácia na Copa do Mundo. Ele fez sua estreia na seleção em 2017, de acordo com dados da plataforma especializada 'Transfermarkt', e vem marcando presença desde então.

Após eliminar o Brasil nos pênaltis, a Croácia vai enfrentar o vencedor de Holanda x Argentina na próxima fase. A partida da semifinal será realizada na próxima terça-feira (13), às 16h (de Brasília).