Topo

Holandês que quase eliminou Argentina fugiu da 2ª divisão para jogar a Copa

Weghorst celebra gol da Holanda sobre a Argentina em jogo da Copa do Mundo - Paul Childs/Reuters
Weghorst celebra gol da Holanda sobre a Argentina em jogo da Copa do Mundo Imagem: Paul Childs/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2022 19h02

Classificação e Jogos

O atacante Wout Weghorst quase roubou a cena no duelo entre Holanda e Argentina, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. O holandês de 30 anos saiu do banco de reservas aos 32 minutos do segundo tempo, quando sua seleção perdia por 2 a 0, e marcou os dois gols que acabaram levando a partida para a decisão por pênaltis — que terminou com classificação argentina.

O nome do centroavante de 1,97 m é um tanto quanto desconhecido do grande público. Weghorst atualmente defende o Besiktas, mas sua chegada ao clube turco aconteceu apenas seis meses de ele ter sido contratado para disputar a Premier League.

Após passar anos atuando no futebol holandês, o atacante foi contratado em 2018 pelo Wolfsburg, da Alemanha, onde ficou por quatro temporadas. No início deste ano, o Burnley desembolsou cerca de 77 milhões para levá-lo para a Inglaterra, mas a estadia foi curta.

Weghorst disputou 20 jogos pelo clube inglês e marcou dois gols, não conseguindo ajudar a equipe a se livrar do rebaixamento. Com a queda para a segunda divisão e com a Copa do Mundo do Qatar no horizonte, ele teria avisado para o clube que não ficaria, de acordo com o jornal inglês 'The Sun'. Nesse cenário, o Besiktas surgiu como interessado e fechou a sua contratação por empréstimo.

Na Turquia, o rendimento do centroavante melhorou. Ele soma seis gols e quatro assistências em 16 partidas e tem contrato o final de junho do ano que vem.

O jogador foi reserva em todos os jogos da Holanda no Mundial do Qatar. Ele chegou a entrar no final do segundo tempo em três confrontos, mas passava em branco até então.

Weghorst também converteu a sua cobrança na disputa por pênaltis, mas não foi o suficiente para a Holanda. A Argentina acabou classificada para a semifinal ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis.

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF