Topo

Técnico de Camarões diz que irá processar autor de vídeo vazado sobre Onana

Rigobert Song, técnico de Camarões, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (01). - GARETH BUMSTEAD/REUTERS
Rigobert Song, técnico de Camarões, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (01). Imagem: GARETH BUMSTEAD/REUTERS

do UOL, em São Paulo (SP)

08/12/2022 15h43

Classificação e Jogos

Após ter um vídeo vazado de uma conversa com seu irmão mais velho sobre o corte do goleiro Onana da seleção de Camarões durante a disputa da Copa do Mundo, o técnico Rigobert Song foi às redes sociais nesta quinta (8) repudiar o fato, e sinalizou que irá processar o autor do vídeo. No vídeo, é possível identificar Song conversando com uma pessoa que ele afirma ser seu irmão mais velho, a conversa se dá na casa do treinador.

Onana foi cortado da seleção após se desentender com o técnico sobre a forma de atuar. Segundo o estafe do atleta, houve um desentendimento técnico entre treinador e goleiro. Onana, que tem parte de sua formação no Ajax, tem como características gostar de sair jogando com os pés. O treinador camaronês, no entanto, prefere uma abordagem mais tradicional do jogo com bolas longas quando apertado por marcação pressão adversária

"Foi uma questão de disciplina. O mais importante é o grupo, existem regras, elas são pela disciplina. O grupo é mais importante do que o individual", disse Song após o jogo contra a Sérvia, no último dia 28. Epassy, substituto de Onana, afirmou que soube na noite anterior ao duelo contra os sérvios que seria escalado para começar jogando: "Fiquei sabendo ontem à noite, o técnico me avisou", disse Epassy.

Quem vai jogar melhor na Copa do Mundo do Qatar?

No comunicado de hoje, Song afirma que repudia o fato e sinalizou que resguarda seu direito de processar o autor do vídeo:

Abaixo, trecho da conversa com o treinador, gravada sem o seu consentimento, segundo a revista francesa Onze.

"Fui ver o presidente, disse a ele que não queria mais trabalhar com o pequeno [Andre Onana]. Ele veio me ver, era um dia antes da partida [contra a Sérvia, 28 de novembro]. Eu disse a ele: "Não tenho tempo, estou preparando a minha equipe. Se você queria falar comigo, você tinha que vir primeiro. Ontem fui eu que te liguei, você não veio", diz Song ao irmão no vídeo abaixo.

"Só um problema: nos treinos, ele faz one man show, joga com os pés. Eu olho para ele e digo: 'meu pequeno, são riscos. Jogue a bola para o lado. É mais fácil do lado porque você pode perdê-lo e voltar rapidamente."'

"Falo com Vincent Aboubakar, Zambo Anguissa, Choupo-Moting, o Enzo Ebossé. Eu não posso falar com você? Parei de treinar, mandei todo mundo ir para o vestiário. Eu disse a ele: "você estragou meu treinamento". O presidente (Eto'o) estava na arquibancada, viu tudo. Ele [Onana] vai ver o presidente [Samuel Eto'o]. Ele acredita que, como está com ele todos os dias, o apoiará. O presidente disse a ele, vá ver com o treinador", completou Song.

Quem também se manifestou foi o próprio goleiro Onana, segundo ele, o tempo irá botar as coisas no lugar: "Em um mundo onde mentir é a coisa mais comum, dizer a verdade faz de você um revolucionário. Mas no final, o tempo colocará tudo em seu devido lugar", diz a publicação em seu Twitter nesta quinta-feira (8).

Veja o comunicado na íntegra:

"Desde a madrugada de quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, um vídeo amador de pouco mais de 90 segundos inundou a web e se tornou viral em minutos. No trecho filmado ontem sem meu conhecimento em minha casa por uma terceira pessoa que veio acompanhar meu irmão mais velho, entrevisto este último, que queria ter mais detalhes sobre a demissão do goleiro titular dos Leões Indomáveis

Eu estava longe de imaginar que eu e meu interlocutor fomos filmados para fins ulteriores pela terceira pessoa que estava a uma boa distância de nós em meu escritório. Perante o clamor geral que a divulgação desta conversa supostamente privada suscitou na web, resulta inevitavelmente que a sua encenação e a sua comunicação à massa tiveram como fins finais: a violação da minha privacidade e o atentado à minha honra enquanto Gerente-Selecionador dos Leões Indomáveis dos Camarões, sobre uma situação específica que me obrigou a tomar uma decisão importante no interesse do grupo em plena competição.

Condenando e reservando-me o direito de instaurar ações judiciais contra o autor deste hediondo ato, reitero meu indefectível apego ao rótulo de Leões Indomáveis e ao respeito aos valores e princípios que o regem.

Rigobert Song Bahanag
Gerente-Selecionador dos Leões Indomáveis"

Qual o estádio mais bonito da Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 788 votos
4,06%
Gabriel Carneiro/UOL Esporte
1,02%
David Ramos/Getty Images
15,10%
David Ramos/Getty Images
40,61%
David Ramos/Getty Images
8,12%
David Ramos/Getty Images
1,40%
David Ramos/Getty Images
9,52%
Divulgação/qatar2022.qa
20,18%
David Ramos/Getty Images