Topo

Por que os marroquinos se prostraram no gramado após a vitória

Jogadores de Marrocos colocam cabeça no gramado após vitória - FABRIZIO BENSCH/REUTERS
Jogadores de Marrocos colocam cabeça no gramado após vitória Imagem: FABRIZIO BENSCH/REUTERS

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Pouco depois da histórica vitória de Marrocos sobre a Espanha nos pênaltis, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, na terça-feira (6), que classificou a equipe do norte da África pela primeira vez às quartas-de-final do Mundial, os jogadores se prostraram no gramado como se estivessem fazendo uma oração. A cena já havia ocorrido após o triunfo sobre a Bélgica, na 1ª fase.

Afinal, os marroquinos estavam celebrando a vitória, agradecendo ou orando? Bem, um pouco dos três. Em árabe, o que os atletas fizeram chama-se Sajdah Al Shukr, ou prostração de gratidão.

O Marrocos é um país que tem mais de 99% da população professando a fé muçulmana. A religião é, inclusive, oficial de Estado, apesar de o país ser tolerante com cristãos e judeus. Os jogadores da seleção local também são muçulmanos e, como forma de celebrar a vitória, se prostram no chão, com os joelhos e a cabeça tocando no gramado, como forma de se conectar com Alá.

Para os muçulmanos, Alá é o responsável por todo o sucesso. Por isso, quando fazem a Sajdah, os atletas reconhecem que seu Deus lhes concedeu a força e a habilidade para conquistar a vitória sobre o adversário e, por isso, o agradecem.

Na fé islâmica, a posição de prostração é a maneira como os homens mais se aproximam de Alá e por isso essa é umas das formas como rezam. Dessa maneira, o fiel se glorifica à Deus e se mostra humilde perante Ele. E isso quem dizem é o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.

O gesto chamou a atenção por ter sido feito por quase todo o time, mas, na verdade, diversos astros muçulmanos do futebol já se prostraram em gramados da Europa, como é o caso de Mohamed Salah, do Liverpool, e Paul Pogba, da Juventus. Nesta Copa, os jogadores sauditas também se prostraram no gramado após a vitória contra a Argentina.