Topo

Espanha, Alemanha: por que o uniforme de seleções é diferente da bandeira?

Espanha usou uniforme azul em sua eliminação - Xinhua/Lan Hongguang
Espanha usou uniforme azul em sua eliminação Imagem: Xinhua/Lan Hongguang

Victoria Borges

Colaboração para o UOL

07/12/2022 15h37

Classificação e Jogos

Quem não acompanha futebol pode se confundir quando liga a TV e vê a Holanda jogando de laranja, ou Japão e Espanha de azul. Isso porque, normalmente, essas cores não são ligadas a esses países porque não estão incorporadas às suas bandeiras.

Ontem, a Espanha enfrentou o Marrocos usando o uniforme secundário, que é azul claro e branco, em vez do clássico vermelho. Mas o que explica isso?

Durante a Guerra Civil Espanhola, nos anos 30, a Espanha abandonou o vermelho pela corte ter sido relacionada aos republicanos e o futebol só era permitido na zona nacionalista do país, que usava o branco.

Com o fim da guerra, a Espanha adotou o azul até 1947, quando o General Moscardó pediu a volta do vermelho como cor principal, deixando o azul para a camisa reserva.

E as outras seleções?

Austrália

Goodwin, da Austrália, comemora gol sobre a Argentina em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo - Fabrizio Bensch/Reuters - Fabrizio Bensch/Reuters
Goodwin, da Austrália, comemora gol sobre a Argentina em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo
Imagem: Fabrizio Bensch/Reuters

Ainda que sua bandeira seja azul, vermelha e branca, a Austrália usa verde e amarelo. As cores foram oficializadas em 1984 e fazem referência à árvore-símbolo do país, a acácia-de-ouro, cujas flores são amarelas. A planta é tão importante para o país, que foi criado um dia para comemorar a sua floração —dia 1º de setembro, o Wattle Day. A acácia também aparece no brasão-de-armas australiano, junto com outro personagem famoso, o canguru.

De acordo com o governo do país, o verde ainda faz referência às florestas e pastagens australianas. O dourado, à riqueza mineral, às safras de grãos e ao novelo de lã australiana.

Japão

Takumi Minamino veste a camisa 10 do Japão na Copa do Mundo - Divulgação - Divulgação
Takumi Minamino veste a camisa 10 do Japão na Copa do Mundo
Imagem: Divulgação

Segundo publicado em Nossa, o Japão adotou o azul por motivos supersticiosos, após a vitória contra a Suécia, em sua estreia nos Jogos Olímpicos, em 1936. Na ocasião, as roupas azuis foram usadas de forma improvisada.

Outra suposição é que os japoneses optaram pelo azul para se diferenciar das outras seleções asiáticas, como a China e a Coreia do Sul, que também usam uniformes vermelhos.

Holanda

Gakpo, astro da Holanda na Copa do Mundo do Qatar - ANP via Getty Images - ANP via Getty Images
Gakpo, astro da Holanda na Copa do Mundo do Qatar
Imagem: ANP via Getty Images

A Holanda faz uma homenagem à Casa de Orange-Nassau, dinastia que reina no país. Em português, a palavra "orange" significa laranja. Vale ressaltar que, além do azul e branco, a bandeira já teve a cor laranja no lugar do vermelho que conhecemos hoje.

Alemanha

Jogadores da Alemanha lamentam eliminação da Copa do Mundo - Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images - Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images
Jogadores da Alemanha lamentam eliminação da Copa do Mundo
Imagem: Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

Já o uniforme da seleção alemã faz referência à bandeira do antigo reino da Prússia, que predominava no território germânico no início do século 20 — a bandeira era branca com o desenho de uma águia e listras pretas. A cor se manteve mesmo com a dissolução da Prússia, em 1932, durante o regime nazista.