Topo

Vini Jr. sobre bife de ouro: 'Na folga, posso fazer o que bem entender'

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

07/12/2022 13h27

Classificação e Jogos

Além de rebater as críticas por conta das danças na comemoração, Vini Jr também aproveitou a coletiva de imprensa de hoje (7) em Doha, no Qatar, para rebater os que atacaram os jogadores que foram a um famoso restaurante na cidade para provar o bife folheado a ouro.

Na ocasião, ele aproveitou uma folga e foi ao lado de outros atletas como Eder Militão e Gabriel Jesus ao local para provar uma das atrações da casa ao lado de Ronaldo Fenômeno.

"Na folga acredito que eu possa fazer o que bem entender, isso é sempre importante. Eu tento me distrair ao máximo, estar com meus amigos e família e fazer o que acho que é melhor para mim. Acredito que não devam falar sobre o que a gente faz ou não e sim cobrar o que fazemos dentro de campo", completou.

A repercussão dividiu imprensa, ex-jogadores e torcedores. Parte entendeu que a exposição é uma ostentação desnecessária, enquanto outra parte entende que os atletas podem comer o que quiserem.

Vitrine exibe os cortes do Nusr-Et, restaurante que serve carne folheada a ouro, em Doha - Adriano Wilkson/UOL - Adriano Wilkson/UOL
Vitrine exibe os cortes do Nusr-Et, restaurante que serve carne folheada a ouro, em Doha
Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Assista ao resumo da coletiva

Leia todas as declarações de Vini Jr na entrevista:

METAS NA CARREIRA
"Fico muito feliz de ter alcançado muitas metas que coloquei na minha vida com apenas 22 anos. Quero seguir todo o trabalho que fiz até aqui. Tenho os melhores jogadores ao meu lado, na seleção e no Real Madrid. Se Deus quiser, a gente coloca mais um [título] na lista e depois posso ganhar tudo outra vez."

TITULARIDADE NA SELEÇÃO
"Eu acredito que foi um processo normal. A comissão técnica e o professor foram me dando argumentos onde eu precisava melhorar para chegar no maior nível e ser titular da seleção. É sempre complicado, tem muitos jogadores. A cada vez que eu vinha para a seleção voltava com algo que faltava para ser titular da posição. Sempre conversava com o Tite e com o Ancelotti, na seleção e no clube, para virar titular, como fui no Real durante toda a temporada. Me preparei melhor e tendo a cabeça tranquila para no momento certo ajudar a seleção. Comecei bem a competição, mas não quero parar por aqui."

Vini Jr comemora gol pela seleção brasileira diante da Coreia do Sul - Pedro Martins/Pedro Martins/AGIF - Pedro Martins/Pedro Martins/AGIF
Vini Jr comemora gol pela seleção brasileira diante da Coreia do Sul
Imagem: Pedro Martins/Pedro Martins/AGIF

GOLEADA CONTRA A COREIA
"Acredito que de onde a gente fez as finalizações contra a Coreia tenha feito a diferença, porque a gente teve mais espaço. Nos outros jogos, os adversários estavam um pouco mais compactos. A gente tem que arriscar mais, porque nossa defesa é muito forte. Quando a gente fizer só um gol, a maioria dos jogos a gente vai vencer."

O QUE ESPERAR DO ADVERSÁRIO
"Cada jogo acredito que a gente tenha que melhorar, agora teremos pela frente um adversário completamente diferente da Coreia, que pode vir em bloco baixo para tirar nossa qualidade do ataque. A cada jogo tentamos melhorar e o professor faz tudo para facilitar, deixar fácil o que temos que fazer durante os jogos. Tenho 22 anos e tento evoluir a cada treino e cada jogo, nessa Copa tenho aprendido bastante que é preciso estar concentrado nos jogos do início até o fim."

DIVIDIR RESPONSABILIDADE COM NEYMAR
"Eu acredito que aqui temos 26 jogadores e se cada um dividir um pouco a responsabilidade não fica pesado para ninguém. Os que jogam mais vão ter mais responsabilidade e eu não tenho medo dessa responsabilidade. Quero sempre estar na minha melhor versão para ajudar a equipe não só com gols, mas também quando precisa baixar as linhas. Todos juntos vai ficar mais fácil para todo mundo."

SINA CONTRA EUROPEUS NAS QUARTAS
"A gente debate que nessa Copa não tem favorito. A Croácia na última Copa chegou na final, então não tem mais jogo fácil. Jogar contra a Croácia, que tem o Modric, que ganhou a Bola de Ouro há um tempo, é complicado. Temos a consciência de que precisamos entrar lá e fazer diferente do que foi nos últimos anos, passar pelas quartas de final e continuar."

DANÇAR É FALTA DE RESPEITO
"O gol é o momento mais importante, onde não só a gente fica muito feliz, mas o país fica feliz por nós na Copa do Mundo. Temos muitas comemorações para fazer ainda, que a gente possa seguir fazendo muitos bailes para chegar na final nesse ritmo. Claro que a galera gosta de reclamar quando vê o outro feliz. O brasileiro é sempre muito feliz, então vai sempre afetar bastante. Que a gente possa seguir com essa alegria, com a tranquilidade que tem muito mais gente por nós do que contra nós."

RELAÇÃO COM MODRIC
"Sempre é muito difícil jogar contra jogadores de grande qualidade, e o Modric sempre me ensinou bastante, continua me ensinando no dia a dia e faz de tudo para eu seguir evoluindo. Eu o pego de espelho, porque o cara de 37 anos jogar no nível dele é muito raro. Ele, Cristiano Ronaldo, Thiago Silva, caras com uma idade que não era normal, mas está virando normal. É só respeito. Tenho orgulho de jogar contra ele e que vença o melhor."

Vini Jr durante treino da seleção brasileira em Doha, às vésperas do jogo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Vini Jr durante treino da seleção brasileira em Doha, às vésperas do jogo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

RELAÇÃO COM NEYMAR
"É a realização de um sonho, eu acompanhei a carreira toda do Ney, sempre foi meu maior ídolo. Sempre acompanhei, quis estar perto e fazer as coisas que ele fazia em campo. Com o passar do tempo virou meu amigo e hoje é um irmão que me dá muitas dicas. Todo jogo antes de começar ele tira toda a responsabilidade que tem em cima de mim, do Paquetá, do Raphinha e do Richarlison, ele puxa para ele. Acredito que ele tenha a tranquilidade que pode confiar na gente nos momentos importantes. Estar com ele é viver um sonho que nem todos podem viver. é nosso melhor jogador, o ídolo da maioria da galera que está aqui e ficamos felizes de estar ao lado dele."

ANSIEDADE DO RAPHINHA
"Normal, o atacante sempre quer fazer gol. No momento importante o gol do Raphinha pode começar a sair, no próximo jogo. Além dos gols, a gente que joga na seleção tenta seguir melhorando e ajudar a equipe nem que seja para baixar para defender, e o Raphinha tem feito isso bem, tem feito grandes jogos e isso é muito importante para a gente."

PROMESSA DE COPA
"Não prometi para ninguém, mas todo o trabalho que eu fiz, exames que esperei para chegar nesse momento, me ensinaram que tem que ir passo a passo. No último jogo disse que tinha que vencer a Coreia, agora a Croácia, passo a passo, a final mais importante é sempre o próximo jogo. Temos que estar preparados para nos momentos importantes saber sofrer e no que a gente mais gosta, atacar, ficar à vontade. A promessa maior é para mim mesmo e para minha família, realizar esse sonho e dar orgulho para todos."

EVOLUÇÃO NA MARCAÇÃO
"Eu sempre procuro evoluir não só aqui, como no clube, onde tenho mais tempo e o Ancelotti me ajuda bastante, junto com o Tite. Eles são muito parecidos e se falam bastante, tenho aprendido muito. Quando tenho algo a melhorar foco 100% para melhorar o mais rápido possível. No alto nível do Real Madrid que eu jogo não tem tempo, é sempre importante evoluir e a cada jogo tento ser mais agressivo na marcação, dar mais assistências, marcar mais gols e ter mais influência dentro da equipe. Será assim até o fim da minha carreira e o que eu puder fazer, farei."

TEMPO DE RECUPERAÇÃO MAIOR
"Acredito que no jogo contra a Coreia nós tivemos a mesma intensidade, mas os gols saíram mais rápido e aí parece diferente. Sempre entramos com a mesma intensidade. Copa do Mundo são só sete jogos e temos que estar na nossa melhor versão para fazer o melhor ao nosso país."

COMO ESPERA A CROÁCIA
"Se eles saírem para o jogo será muito melhor, o jogo fica melhor até para quem quer assistir. Mas cada um tem sua estratégia e tem que respeitar. Se for contra-ataque, se for atrás e tentar empatar o jogo, tem que respeitar. Para uns é mais fácil, para outros é mais difícil e temos que adaptar nosso futebol."

QUEM É O MAIS RÁPIDO DA SELEÇÃO?
"Sobre os velocistas, nunca apostamos corrida, mas tem os dados e sempre brincamos um com o outro quem foi o mais rápido."

LITÍGIO COM A NIKE
"Não posso falar, a gente tem contrato e somos parceiros, não podemos falar sobre a nossa relação, assim como não falo sobre a relação com meu pai."

CONTRIBUIÇÃO DE ANCELOTTI
"Contribuiu bastante, ele sempre me deu a confiança que eu preciso, os esporros que preciso nos momentos certos, quando precisei. Ele é como se fosse um pai para mim, me dá o carinho e a responsabilidade, faz de tudo não só por mim, mas por todos os jovens. Sempre encontro com o Ronaldo [Fenômeno], que fala que foi o melhor treinador dele. Na parte técnica, tática e também de saber ver um atleta e como lidar com grandes jogadores. Ele sabe fazer isso muito bem, quero mandar um grande abraço para ele, que me manda muitas mensagens e fico feliz com o carinho dele."

JOGAR JUNTO COM NEYMAR
"Sempre sonhamos em estar na seleção brasileira e na Copa do Mundo. Estou vivendo isso e eu tive a sorte de jogar com meu ídolo, que mesmo tão novo me dá todo o suporte. Não tem lugar melhor para eu estar. E seguir o caminho dele é importante, um jogador que está próximo do Pelé em gols e se Deus quiser vai trazer o hexa para a gente. Agora é seguir nesse caminho."

INSPIRAÇÃO NO BRASIL
"Fico feliz e honrado por ter um país inteiro torcendo por mim depois de tantas dificuldades. Eu saí com 18 anos para o Real Madrid e ficar longe da família e dos amigos é complicado, mas no Brasil sempre torceram por mim e fizeram de tudo pela minha felicidade. Sou um moleque sonhador, como todos eles são e foram, em poder fazer o bem para todo mundo. Sempre tento ser alegre na frente de todos e isso é muito importante para todos."

UM PAPO IMPORTANTE COM NEYMAR
"Ele me falou que a Copa do Mundo é diferente de qualquer outra competição e agora estou vivendo isso e sei quanto a Copa é importante para o país e para todos. Ele falou isso, eu levei comigo e nunca sabia o tamanho, mas quando tocou o hino [nacional] eu vi a diferença de jogar uma Copa do Mundo, ainda mais no Brasil, que é o que tem mais títulos. Fico feliz de estar aqui, jogando com meu ídolo e com grandes amigos. Que a união da nossa equipe possa nos levar a um lugar muito alto.

QUEM ROEU O OSSO PODE COMER O BIFE DE OURO?
"Na folga acredito que eu possa fazer o que bem entender, isso é sempre importante. Tento me distrair ao máximo, estar com meus amigos e família e fazer o que acho que é melhor para mim. Acredito que não devam falar sobre o que a gente faz ou não fora de campo, e sim cobrar o que fazemos dentro de campo."

RELAÇÃO ENTRE ANCELOTTI E TITE
"Acredito que a semelhança é mais do lado humano, de ter a consciência do que é o melhor para o jogador, para a gente dentro do elenco. Eles entregam tudo muito fácil para nós dentro de campo termos não só uma opção, mas sim muitas opções e saber o caminho por onde ir. Isso é muito importante."

TITE VAI TRABALHAR NA EUROPA?
"Sobre o Tite trabalhar em clubes da Europa, eu desejo o melhor para ele depois da seleção, se Deus quiser, com o título depois de um grande trabalho onde ele fez o melhor pelo país. Só perdeu três vezes, agora não podemos perder mais para terminar o ciclo com mais vitórias."

VOLTA DO ALEX SANDRO
"A importância não só do Alex Sandro, mas de todos estarem 100%, é muito grande para o nosso elenco, nossa cabeça. Quando tem jogador lesionado é sempre muito complicado, o jogador não pode fazer o que mais gosta. Não ter todos é complicado para o professor fazer as escolhas. Mas quem jogar na posição vai dar o melhor pelo país. Com o Danilo eu só tenho que ajudar mais, porque é uma posição diferente, mas ele sempre que joga faz grandes jogos. Não sei quem joga, mas quem jogar vai fazer um grande papel."

CHUTE DE TRÊS DEDOS APRENDIDO COM MODRIC
"Ele sempre me ensina, não só dentro de campo, como fora. Ele pôde me ensinar esse passe de três dedos que eu venho aperfeiçoando para ter um leque maior de opções nas minhas jogadas."

AMIZADE COM PAQUETÁ DESDE O FLAMENGO
"É um irmão para mim e quando eu saí do Flamengo disse que teríamos coisas muito maiores pela frente. É um sonho que batalhamos bastante para chegar. Eu nem posso falar que me emociono, então vou parar por aqui."

OUTROS JOGADORES DA CROÁCIA
"Todo conjunto, eles têm uma base que jogou a última Copa e chegou na final contra a França. Temos que estar sempre preparados, não só com o melhor jogador deles, que é o Luka [Modric], mas todo o elenco, que jogam nos melhores clubes e vão estar sempre preparados."

VITÓRIA CONTRA A COREIA TIROU PESO DAS COSTAS?
"A comemoração foi da felicidade de estar na Copa do Mundo e nas quartas de final, em um jogo em que todo mundo foi bem e o professor colocou os 26 jogadores. Faltava o Weverton e o professor ficou feliz de colocá-lo. O alívio é normal sempre que você vence de ter a tranquilidade do próximo jogo."

TÁTICA
"A saída com três facilitaria a bola chegar em mim e acredito que deu um pouco certo. A Coreia teve trabalho, nosso um contra um é bom e ter saído os gols desde o início facilitou para a gente. Sobre sair tenho que estar preparado para dar o máximo de opção, dar opção e tocar o máximo de vezes no setor onde me sinto confortável do lado esquerdo."

REPETIÇÃO DA ESCALAÇÃO
"Acredito que aqui a gente fica muito tranquilo, é um trabalho de quatro anos vindo a mesma galera e estamos entrosados não importa quem vá jogar. Temos a tranquilidade de saber onde vão estar os jogadores. O mais importante dentro da competição é a confiança que cada um tem em si, de vencer seu duelo. No coletivo, vamos acabar ganhando assim."