Topo

Vini abre alas para vitórias, participa de gols e vira peça-chave na Copa

Vini Jr. comemora seu primeiro gols em Copas do Mundo - Michael Steele/Getty Images
Vini Jr. comemora seu primeiro gols em Copas do Mundo Imagem: Michael Steele/Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

06/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Para a seleção brasileira, fazer o primeiro gol é sempre a tarefa mais difícil, já que quase todos os rivais chegam ao campo com a primeira tarefa de apenas se defender. Quebrar essa barreira tem sido especialidade de Vini Jr na Copa do Mundo do Qatar. Em dois dos três jogos que ele jogou como titular pelo Brasil na competição, o primeiro gol passou pelos pés do atacante do Real Madrid.

Foi assim ontem (5) na vitória por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, quando ele fez o primeiro gol e ainda deu passe para o quarto, com Lucas Paquetá. E também foi assim na estreia, quando o camisa 20 deu o chute que originou o rebote para Richarlison abrir o placar contra Sérvia. Ele ainda deu a assistência para o outro gol do Pombo.

Vini chegou ao Mundial com a possibilidade de ser reserva. A grande discussão era se Tite armaria uma equipe com um meio-campo mais forte, com ataque com apenas Raphinha e Richarlison, ou se Vini entraria no time, deixando Fred entre os reservas.

Para essa equipe dar certo, foi fundamental que a revelação flamenguista mostrasse a sua evolução especialmente no aspecto tático, quando ele precisa participar também do jogo sem a bola. Ele ainda não é o atacante que mais recompõe, uma vez que Raphinha faz bastante essa função pela direita, mas ainda assim sempre está atrás da linha da bola para ajudar seus companheiros.

A escalação surpreendeu muitas pessoas, especialmente porque a seleção foi a campo sem nunca ter sido treinado esta formação, mas deu certo. O Brasil não teve dificuldades de criar em nenhuma partida da Copa. O problema era acertar a casinha, como gosta de dizer Tite. Nas três primeiras rodadas, foram 52 finalizações para apenas três gols e um dos piores ataques da competição.

Veja fotos da partida entre Brasil e Coreia do Sul na Copa do Mundo

Em apenas 90 minutos contra a Coreia do Sul, a seleção brasileira fez quatro gols, mais do que havia marcado em toda a competição. Dos sete gols, Vini participou de quatro e ainda poderia ter feito mais um, que acabou anulado por impedimento.

Quem foi o melhor jogador brasileiro na classificação sobre a Coreia?

Resultado parcial

Total de 2993 votos
6,65%
Lucas Figueiredo/CBF
3,17%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
10,49%
Francois Nel/Getty Images
30,34%
Justin Setterfield/Getty Images
3,44%
Maddie Meyer/FIFA via Getty Images
45,91%
Michael Steele/Getty Images