Topo

Ex-United que atacou danças do Brasil foi carrasco do Palmeiras no Mundial

Do UOL, em São Paulo

06/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

O ex-jogador do Manchester United e da seleção irlandesa Roy Keane fez duras críticas ao comportamento dos jogadores brasileiros na vitória por 4 x 1 sobre a Coreia do Sul, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar.

O irlandês classificou o ato como "desrespeitoso com o oponente"

"Eu acho que é realmente desrespeitoso com o adversário, e eles fazem isso toda hora", disse o irlandês para o veículo britânico ITV1, no intervalo da partida. "E ainda o treinador se envolve. Não acho que seja legal", completou, citando o momento em que os jogadores fazem uma roda em volta de Tite e ele acompanha os jogadores no 'passo do pombo' depois do gol de Richarlison, o terceiro do Brasil no jogo.

Quem é Roy Keane?

Roy Keane é um ex-volante irlandês que foi ídolo do Manchester United nos anos 90 e início dos 2000.

Keane começou sua carreira no Cobh Ramblers, da Irlanda, mas pouco tempo depois foi contratado para atuar na Inglaterra. O volante chegou para o Nottingham Forest, e aos poucos foi mostrando seu grande potencial por lá. Ele atuou durante três temporadas pela equipe, fez 154 jogos e marcou 32 gols, mas em 1992-93, quando seu time caiu para a segunda divisão, ele saiu.

Roy Keane, após marcar para o Manchester United contra o Palmeiras, no Mundial de Clubes de 1999 - Peter Robinson - EMPICS/PA Images via Getty Images - Peter Robinson - EMPICS/PA Images via Getty Images
Roy Keane, após marcar para o Manchester United contra o Palmeiras, no Mundial de Clubes de 1999
Imagem: Peter Robinson - EMPICS/PA Images via Getty Images

Assim, foi contratado pelo Manchester United por 3,75 milhões de libras, um recorde de transferência entre as equipes inglesas na época. Por lá, o irlandês se tornou um dos maiores nomes da história da liga. Em sua primeira temporada pelo time, atuou por 53 vezes e marcou 8 gols.

Foi capitão do clube entre 1997 e 2005 e é um dos jogadores que mais ganhou títulos na história do futebol inglês. Foi dele o gol da vitória do Manchester, no Mundial de 1999, contra o Palmeiras.

Apesar da idolatria e de ter muito talento, Keane também era conhecido pelo seu comportamento violento dentro de campo. Fora de campo, ele também teve seus momentos polêmicos. Sua saída do Manchester United foi por conta de uma briga com o então treinador da equipe, Sir Alex Ferguson, outro ídolo da história do clube.

Na época, Keane havia criticado o treinador ao abrir a concentração da equipe para familiares. Posteriormente, em entrevista à TV do clube, o volante criticou abertamente alguns companheiros de time. Os vídeos nunca foram divulgados, mas o comportamento já havia causado desgaste entre ele e Ferguson, que tirou a faixa de capitão do jogador e não ofereceu um novo contrato a ele. Por isso, o irlandês assinou um contrato com o Celtic, a custo zero para os escoceses, encerrando seu ciclo em Manchester.

Pela seleção irlandesa, Keane disputou 67 jogos e marcou 9 gols, sendo capitão do time durante quase todo esse período. Jogou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e foi convocado para o de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Entretanto, pediu dispensa da equipe antes da competição, após ser acusado pelo técnico Mick McCarthy de simular uma lesão às vésperas do Mundial.

Após encerrar sua carreira, em 2006, Roy Keane se arriscou na carreira de treinador e comandou duas equipes inglesas: o Sunderland e o Ipswich Town. Mas voltou aos holofotes quando se tornou comentarista de futebol na TV britânica.

Além das críticas às dancinhas, Keane já havia criticado anteriormente outro jogador da seleção: Fred, que atua pelo Manchester United. Na ocasião, o ex-jogador criticou a "falta de inteligência futebolística de Fred" e disse que o brasileiro " não era bom o suficiente e não faria o United voltar a competir no topo".

O UOL News Copa fala sobre o baile da Seleção Brasileira contra a Coreia, a atuação de Neymar, a formação tática de Tite, os jogos do dia e mais notícias da Copa! Confira: