Topo

A última Copa de Messi e CR7

As principais histórias do último mundial dos melhores jogadores do século

CR7 sai do banco e atinge mais uma marca expressiva em Copas do Mundo; veja

Cristiano Ronaldo durante a partida entre Portugal e Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar - Simon Stacpoole/Getty
Cristiano Ronaldo durante a partida entre Portugal e Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Simon Stacpoole/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/12/2022 19h11

Classificação e Jogos

Cristiano Ronaldo não esteve entre os titulares de Portugal na goleada sobre a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, mas entrou no decorrer do segundo tempo e atingiu outra marca expressiva em Copas. O craque de 37 anos chegou a 21 partidas disputadas em Mundiais e escreveu seu nome no top 5 dos jogadores que mais atuaram em jogos na história do torneio.

Agora, CR7 divide o posto com Wladyslaw Zmuda, ex-zagueiro polonês, Uwe Seeler, ex-atacante alemão, e Diego Maradona. Apenas os alemães Lothar Matthaus (25 jogos) e Miroslav Klose (24), além de Lionel Messi e o italiano Paolo Maldini, ambos com 23, estão à frente do capitão português.

O astro pode chegar a 24 jogos em Mundiais se Portugal vencer Marrocos no próximo sábado (10), às 12h (de Brasília), e ele entrar em campo em todos os confrontos restantes. Isso porque a seleção portuguesa se classificaria para a semifinal e depois teria a grande final ou a disputa pelo terceiro lugar. Se isso acontecer, ele igualaria Klose como o segundo que mais atuou no maior torneio do futebol.

Nesta Copa, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador homem a fazer gols em cinco edições diferentes do torneio mundial. E deixou o dele em todas. O astro de Portugal estreou em 2006 e balançou a rede logo em seu primeiro Mundial. Depois, fez mais um tento em 2010 e outro em 2014, Na edição da Rússia, em 2018, CR7 anotou quatro gols. Com o tento deste ano, ele soma oito gols em 21 partidas.

Apesar de ser o principal nome de sua seleção, o jogador teve que ficar no banco de reservas até os 29 minutos do segundo tempo. O técnico Fernando Santos optou por começar com Gonçalo Ramos no lugar de CR7, e o substituto brilhou diante da Suíça anotando o primeiro hat-trick da Copa do Qatar.

Quem vai ser o artilheiro da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 1905 votos
46,82%
Adam Pretty - FIFA/FIFA via Getty Images
36,01%
NELSON ALMEIDA / AFP
8,82%
Dan Mullan/Getty Images
2,41%
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
1,84%
Aurelien Meunier/Getty Images
1,31%
Catherine Ivill/Getty Images
1,10%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images
1,10%
JAVIER SORIANO / AFP
0,58%
Buda Mendes/Getty Images