Topo

Portugal atropela Suíça com três gols de substituto de CR7 e vai às quartas

Bruno Andrade e Thiago Tassi

Do UOL, em Doha (QAT) e em São Paulo

06/12/2022 17h53

Classificação e Jogos

Portugal está nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Havia uma desconfiança em relação a como a seleção se comportaria com Cristiano Ronaldo na reserva, mas uma atuação de gala hoje (6) mostrou que Fernando Santos estava certo. Gonçalo Ramos, o substituto de CR7 no ataque, brilhou com três gols e comandou a goleada contra a Suíça por 6 a 1, no Estádio Lusail.

Com a responsabilidade de substituir o craque, o camisa 26 foi a estrela da partida. Gonçalo fez um golaço para abrir o placar, ainda no primeiro tempo, e colocou mais duas bolas na rede na etapa final (o último de cavadinha). O zagueiro Pepe, o lateral Raphael Guerreiro e o atacante Rafael Leão também marcaram na goleada, e Akanji descontou para os suíços.

Com a vitória empolgante, Portugal irá encarar Marrocos nas quartas de final da Copa. Mais cedo, os africanos venceram a Espanha nos pênaltis e avançaram. A partida acontece no sábado (10), às 12h, no Al Thumama.

Do banco, CR7 vê substituto brilhar

Gonçalo Ramos comanda goleada de Portugal nas oitavas - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
Gonçalo Ramos comanda goleada de Portugal nas oitavas
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

A principal notícia antes de a bola rolar era que Cristiano Ronaldo começaria no banco. O astro, reserva por opção do técnico Fernando Santos, viu o substituto Gonçalo Ramos brilhar. Com oportunismo de centroavante, o camisa 26 abriu o placar com um golaço. Ele recebeu dentro da área, girou e soltou um foguete para surpreender o goleiro Sommer. Na etapa final, completou cruzamento para fazer o seu segundo e, com uma cavadinha, registrou o hat-trick e coroou a atuação de gala.

Pistola no banco? Não parece. CR7 vibra com gols

Cristiano Ronaldo conversa no banco de reservas de Portugal, diante da Suíça - Richard Sellers/Getty Images - Richard Sellers/Getty Images
Cristiano Ronaldo conversa no banco de reservas de Portugal
Imagem: Richard Sellers/Getty Images

Pelo tamanho, Cristiano Ronaldo chama atenção mesmo ficando no banco de reservas. Ele atraiu os fotógrafos na abertura da partida, que estavam mais preocupados em registrar o astro do que a entrada da equipe em campo.

No primeiro tempo, CR7 viu Gonçalo Ramos fazer um golaço e Pepe ampliar. Ele explodiu e foi com os outros suplentes celebrar as bolas na rede dos companheiros. Na etapa final, com a seleção atacando para o outro lado, ele não pôde ir até o camisa 26, mas apareceu sorrindo e feliz com o gol.

Em campo, astro faz gol impedido

Cristiano entrou em campo aos 29 minutos do segundo, já com o resultado garantido. A torcida comemorou a sua entrada e Pepe deu a braçadeira de capitão. Com a bola, o camisa 7 até fez um gol, anulado por posição de impedimento.

Pepe bate recorde

Pepe, de cabeça, marcou o segundo gol de Portugal contra a Suíça - Jay Barratt - AMA/Getty Images - Jay Barratt - AMA/Getty Images
De cabeça, Pepe marcou o segundo gol de Portugal contra a Suíça
Imagem: Jay Barratt - AMA/Getty Images

Embalado pelo golaço de Gonçalo Ramos, Portugal foi ao ataque e conseguiu ampliar no primeiro tempo. Bruno Fernandes bateu escanteio, Pepe subiu alto e fez o segundo dos portugueses, aos 32 minutos.

De acordo com o site Opta, especialista em estatísticas de futebol, o zagueiro se tornou o jogador mais velho a marcar em uma oitavas de final da Copa do Mundo, com 39 anos e 283 dias.

Portugal melhora sem Cristiano Ronaldo

Muita gente estava curiosa para ver como a seleção reagiria à escolha de Fernando Santos, que deixou Cristiano Ronaldo no banco. Sem o camisa 7, no entanto, os portugueses melhoraram. João Félix e Bruno Fernandes ficaram com mais liberdade e o centroavante Gonçalo Ramos deu mobilidade ao ataque. Com um repertório variado, o time construiu a goleada contra uma equipe conhecida por se defender bem.

Suíça tem atuação irreconhecível

Os suíços são conhecidos por ter uma defesa sólida, capaz de neutralizar ataques poderosos. Foi assim contra o Brasil (1 a 0 para a seleção brasileira), na fase de grupos da Copa, por exemplo. Mas, nesta terça, a equipe treinada por Murat Yakin esteve irreconhecível, deu muito espaço e foi goleada.

Ficha técnica

PORTUGAL 6 X 1 SUÍÇA
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data e horário:
6 de dezembro de 2022 (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail, no Qatar
Árbitro: César Arturo Ramos Palazuelos
Assistentes: Alberto Morín Méndez e Miguel Ángel Hernández Paredes
Cartões amarelos: Schär, Cömert (Suíça)
Público: 83.720 pessoas
Gols: Gonçalo Ramos, aos 17' 1ºT, 5' 2ºT e 22' 2ºT, Pepe, aos 32' 1ºT, Raphael Guerreiro, aos 10' 2ºT, Akanji, aos 12' 2ºT, e Rafael Leão, aos 46' 2ºT

PORTUGAL: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha), Bernardo Silva (Rúben Neves); Bruno Fernandes (Rafael Leão), João Félix (Cristiano Ronaldo) e Gonçalo Ramos (Ricardo Horta). Técnico: Fernando Santos.

SUÍÇA: Sommer; Edimilson Fernandes, Schär (Cömert), Akanji, Ricardo Rodríguez; Freuler (Zakaria), Xhaka, Shaqiri, Sow (Seferovic), Vargas (Okafor); e Embolo. Técnico: Murat Yakin.