Topo
OPINIÃO

'Holanda é mais equipe do que a Argentina', diz Renato Maurício Prado

Colaboração para o UOL

04/12/2022 10h30

Classificação e Jogos

A Holanda garantiu sua classificação para as quartas de final ao vencer os Estados Unidos, por 3 a 1, no primeiro mata-mata da Copa do Mundo. O time agora enfrentará a Argentina, que derrotou a Austrália por 2 a 1. Caso o Brasil chegue na semifinal, enfrentará o vencedor do confronto.

No UOL News Copa, transmitido pelo UOL Esporte diariamente às 9h durante a Copa do Mundo, o colunista Renato Maurício Prado analisou o time holandês e destacou a capacidade da equipe.

"Me impressionou muito a capacidade de contra-ataque todo certinho, de pé em pé. Os dois alas avançando juntos. A Holanda, ontem, pela primeira vez me encheu os olhos. Mostrou claramente que ela prefere ser atacada e sendo atacada ela é uma equipe muito perigosa, quase letal nos contra-ataques. Ontem, para mim, passou a ser candidata ao título pelo que jogou".

Sobre o confronto contra a Argentina, Renato analisou uma disputa entre um futebol coletivo e outro de individualidades. "Para mim, a Holanda é mais equipe, jogo coletivo da Holanda é superior ao da Argentina. Agora, a Argentina tem o Messi, e dois garotos que estão começando a jogar uma barbaridade. Acho que é uma coisa de coletivo x individual".

Lavieri: Tite confirma volta de Neymar

O repórter Danilo Lavieri acompanhou presencialmente a entrevista coletiva do técnico Tite. O treinador confirmou que Neymar deve voltar ao time nas oitavas de final.

"Ele (Tite) disse que Neymar está próximo de voltar a jogar, fará testes hoje e se tiver condições começa de titular. Ele não gosta de colocar na reserva. Também disse que o time vai ser mais parecido com a estreia do que com o segundo jogo.

Casagrande: 'Se Neymar sair jogando vai ser um erro grandíssimo'

O técnico Tite confirmou em entrevista coletiva neste domingo (4) que Neymar irá enfrentar a Coreia do Sul. O colunista Casagrande opinou sobre a escalação de Neymar e disse que iniciar com o camisa 10 será um erro.

"Sair jogando, acho um erro grandíssimo. O Neymar não vai estar 100% e é melhor ele pegar um adversário mais degastado, uns 15, 20 minutos, do que pegar os caras em forma desde o início"

Rafael Oliveira sobre Danilo na lateral esquerda: 'fico tranquilo'

O lateral direito Danilo deve ser improvisado no lado esquerdo para substituir os lesionados Alex Sandro e Alex Telles. O comentarista Rafael Oliveira disse que não vê grande problema nessa improvisação.

Eu sinto segurança, pois a função que ele exerce na seleção brasileira não exije dele uma característica que ele não teria para fazer a lateral esquerda, que seria ultrapassagem, de chegar ao fundo, se projetar... Como na linha defensiva do Brasil os laterais ficam muito na base, muito mais dando segurança na saída de bola e protegendo uma perda de bola, encaixa perfeitamente com o estilo de jogo que o Danilo faz".

Tite nega que Gabriel Jesus já estivesse machucado

Durante a coletiva de imprensa dada pelo técnico Tite, o treinador negou que Gabriel Jesus tenha se apresentado com uma lesão. O atacante jogou cotnra o Camarões, mas após a partida foi cortado da seleção por conta de uma lesão no joelho. O jornalista Danilo Lavieri falou sobre o caso.

"O Lasmar citou que o Gabriel Jesus já tem um histórico de lesão no joelho direito, por isso eles já sabiam que poderia ser de novo a questão do joelho, mas não que ele tivesse chegado aqui (no Qatar) com esses problemas. Foi essa a explicação da comissão técnica e do departamento médico e a lesão foi nesse jogo contra Camarões mesmo. Em um passe o joelho do Gabriel Jesus torceu mais que o planejado pelo jogador"

Assista ao UOL News Copa na íntegra