Topo

'Bom jogo' ou 'muito mal'? Casão e Rafa Oliveira divergem sobre Dani Alves

03/12/2022 10h13

Classificação e Jogos

A seleção brasileira foi derrotada por Camarões ontem (2), no último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. A atuação de Daniel Alves, que bateu o recorde de mais velho jogador a disputar uma partida de Copa pelo Brasil, foi motivo de debate.

No UOL News Copa, transmitido diariamente a partir das 9 horas (de Brasília), os comentaristas Rafael Oliveira e Walter Casagrande Jr. discordaram sobre o desepenho do veterano.

"Eu acho que ele fez um bom jogo em questão de passe no primeiro tempo. Quando a gente fala em lateral construtor, não é necessariamente construir, o cara que vai criar jogadas no ataque. É o cara que vai dar qualidade no passe para fazer essa posse de bola avançar. O início do jogo teve muito o lado direto com o Antony, e era muito esse lado direito a partir de saída de bola com o Daniel Alves", disse.

"Acho que o Daniel Alves agora também, vale o mesmo para o Fred, acho que isso acontece muito no futebol como um todo, alguns jogadores chegam num estágio de rejeição em que eles viram alvos fáceis. Automáticos. E pra mim é o que acontece com o Daniel Alves, é o que acontece com o Fred", completou.

Já para Casagrande, o lateral deixou a desejar, concordando com Renato Maurício Prado, que também fez duras críticas à atuação do jogador.

"A seleção de Camarões teve cinco jogadas importantes. Quatro foram pelo lado esquerdo em cima do Daniel Alves, e a do lado direito foi quando saiu o gol. Daniel Alves não fez nenhum passe que tenha sido criativo. Todos os passes do Daniel Alves foram protocolares, para marcar cartão, para não errar. Passe para não errar o passe", disse.

"E na parte defensiva ele foi pior do que ele era. Por que ele já não tem mais a força, não tem mais a recuperação do drible. Aí ele é driblado e pronto. Não é driblado e volta para tentar fechar o espaço. Eu achei o Daniel Alves muito mal, mas nada surpreendente", completou.

Daniel Alves ou Danilo?

Com a perda de Alex Telles, cortado por lesão no joelho, a seleção brasileira tem agora apenas Daniel Alves como lateral "inteiro". Resta então a dúvida se ele vai jogar contra a Coreia, ou o veterano terá que ser utilizado novamente, ou o Brasil irá improvisar.

"Eu acho que sim. Acho que o Danilo volta. Aí acho que uma das opções do Tite é colocar o Danilo na lateral esquerda. Ele já fez isso na Juventus. E aí joga com o Militão na lateral direita", disse o repórter Danilo Lavieri.

Críticas à seleção reserva

A escalação de um time completamente reserva foi alvo de críticas de Renato Maurício Prado, que já vinha afirmando que não era uma boa ideia tirar todos os titulares do último jogo da fase de grupos.

"Gente, jogaram dois joguinhos só. Ah, vá tomar banho essa história de poupar jogador. Coisa ridícula. Eu e o Casagrande estamos falando isso já há dias. Não fazia o menor sentido poupar o time inteiro. Você poupar alguns jogadores que os exames clínicos mostraram algum risco, ok. Agora, o time inteiro? De uma seleção que ainda não encontrou seu ritmo? O Brasil ainda não encontrou o ritmo na Copa", disse RMP.

"Primeira vez na história dos Mundiais que o Brasil coloca uma seleção inteira reserva. E do jogo de ontem, o Rodrygo não jogou bem não. Não jogou mal, mas não foi o que se esperava dele", comentou. "Não vi nada de positivo no jogo ontem. Nada. Zero", completou.

Contusões sempre podem acontecer

Para Casagrande, a decisão de jogar com reservas não se justifica pelas lesões que resultaram nos cortes de Gabriel Jesus e Alex Telles. O comentarista destacou ainda que a derrota pode mexer com a confiança do time.

"Contusões acontecem com jogadores de futebol como acontecem com qualquer pessoa. Você pode estar dormindo, girar forte e bater a canela na ponta da cama que é de madeira e não jogar. Pode torcer o tornozelo descendo uma escada. O lugar mais protegido de jogador é quando ele está jogando", disse Casão.

"Só jogaram dois jogos. Jogou ontem e joga segunda? Ok. Joga com o time titular, tenta fazer um resultado. Por que a Copa do Mundo não é só proteger o jogador de contusão, não é só jogar bem, não é só isso. É vencer a partida para passar de fase com moral. Passar de fase com confiança. Das cinco seleções que estamos colocando como favoritas, só a Inglaterra e a Argentina passaram tranquilas na última rodada", disse.

Bife com ouro no meio da Copa?

Alguns jogadores da seleção acompanharam Ronaldo Fenômeno para um jantar no Qatar. Renato Maurício Prado e Casagrande criticaram demais esse envento.

"Eu confesso que quando vi os vídeos aquilo já me incomodou. O Ronaldo levou o Vinícius Júnior, e eu acho que alguns outros jogadores da seleção, para comer bife com ouro. Primeiro já acho isso aí uma palhaçada tamanho família. Desde quando ouro faz bem para você comer. Isso aí é ostentação besta. E segundo: no meio da Copa? O Ronaldo, pelo amor de Deus, não joga contra. No meio da Copa você vai tirar os jogadores para ir comer bife folhado a ouro? Que patacoada, que palhaçada", disse RMP.

Confira o programa na íntegra