Topo

'Copa nos deu segunda chance', diz Tite após derrota contra Camarões

Tite orienta jogadores do Brasil na partida diante da seleção de Camarões, pela Copa do Mundo do Qatar - Dale MacMillan/Soccrates/Getty Images
Tite orienta jogadores do Brasil na partida diante da seleção de Camarões, pela Copa do Mundo do Qatar Imagem: Dale MacMillan/Soccrates/Getty Images
Gabriel Carneiro, Eder Traskini, Pedro Lopes e Danilo Lavieri

Do UOL, em Doha (QAT) e Santos (SP)

02/12/2022 19h57

Classificação e Jogos

O Brasil já estava classificado para as oitavas de final, mas perdeu na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar 2022 para Camarões por 1 a 0. Apesar do resultado, a seleção ainda ficou na primeira colocação do grupo e, por isso, terá pela frente a Coreia do Sul nas oitavas de final.

O técnico Tite decidiu poupar o time titular e escalou os reservas para o último duelo. O Brasil teve domínio do jogo e chances para matar a partida, mas parou no goleiro Epassy e viu Aboubakar decretar a derrota brasileira.

"Fica sentido e tem que sentir quando perde. Faz parte da vida. Mas o futebol e a competição te proporcionam, até por termos vencido dois jogos [Sérvia e Suíça], uma segunda chance. Mas temos que ficar sentidos, até amanhã de tarde quando iniciarmos a preparação", disse Tite, que completou. "Copa do Mundo não te dá segunda chance. Nessa ela deu. Tem que ficar sentido 24 horas e amanhã é a preparação."

O treinador da seleção brasileira também assumiu parte da responsabilidade pela derrota diante de Camarões e fez questão de exaltar a qualidade do rival africano.

"O jogo mostrou, e vocês fizeram a análise das etapas, ataque e contra-ataque, e a possibilidade de uma efetividade não aconteceu. Camarões teve mérito de fazer o gol e vencer o jogo. Quem perdeu fomos todos nós, nossa preparação é conjunta, a vitória é conjunta, a derrota é conjunta, com o seu técnico sendo porta-voz e um dos responsáveis", comentou.

Veja fotos da partida entre Camarões e Brasil na Copa do Mundo do Qatar

Com a derrota brasileira, nenhuma seleção terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, o que não ocorria desde 1994. O Brasil ainda não sabe se poderá contar com Danilo, Alex Sandro, Alex Telles e Neymar para a próxima partida.

A seleção de Tite volta a campo nesta segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no estádio 974, para enfrentar a Coreia do Sul pelas oitavas de final do torneio. Quem avançar na competição terá pela frente o vencedor do duelo entre Croácia e Japão.

Quem foi o melhor jogador do Brasil na derrota para Camarões?

Resultado parcial

Total de 1449 votos
77,23%
Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
4,49%
Julian Finney/Getty Images
9,66%
Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
3,04%
Pawel Andrachiewicz/PressFocus/MB Media/Getty Images
3,38%
Markus Gilliar - GES Sportfoto/Getty Images
2,21%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images