Topo

Inglaterra 'acorda', faz 3 a 0 no País de Gales e pega Senegal nas oitavas

Rashford comemora seu gol pela Inglaterra contra o País de Gales na Copa do Qatar - Stu Forster/Getty Images
Rashford comemora seu gol pela Inglaterra contra o País de Gales na Copa do Qatar Imagem: Stu Forster/Getty Images

Diego Garcia, Gabriel dos Santos e Rodrigo Mattos

Colaboração para o UOL, em Doha (Qatar) e São Paulo

29/11/2022 17h54

Classificação e Jogos

A Inglaterra carimbou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo hoje (29), ao vencer o País de Gales por 3 a 0, no estádio Ahmad bin Ali, pela última rodada da fase de grupos do Mundial.

Depois de um primeiro tempo arrastado, a Inglaterra acordou na etapa final e não teve dificuldade para construir o placar. Rashford (duas vezes, sendo o primeiro deles de falta) e Foden foram os autores dos gols.

Com o resultado, os ingleses chegaram aos sete pontos, garantiram a primeira colocação do Grupo B e já sabem o adversário no mata-mata: Senegal, que mais cedo bateu o Equador e ficou em segundo do Grupo A. Gales, por sua vez, teve a eliminação confirmada e amargou a lanterna da chave, com um ponto.

O duelo entre Inglaterra e Senegal, pelas oitavas de final da Copa, será no domingo (4), às 16h (de Brasília).

Jogadores protestam

Pouco antes de a bola rolar, jogadores de Gales e Inglaterra ficaram de joelhos no gramado em manifestação contra a homofobia e discriminação racial. Os ingleses já haviam feito o mesmo gesto antes das partidas contra Irã e Estados Unidos.

Bellingham se ajoelha em protesto antes de Gales x Inglaterra pela Copa do Mundo - FA/The FA via Getty Images - FA/The FA via Getty Images
Bellingham se ajoelha em protesto antes de Gales x Inglaterra pela Copa do Mundo
Imagem: FA/The FA via Getty Images
De joelho, Bale participa de protesto antes de Gales x Inglaterra pela Copa do Mundo - Ina Fassbender / AFP - Ina Fassbender / AFP
De joelho, Bale participa de protesto antes de Gales x Inglaterra pela Copa do Mundo
Imagem: Ina Fassbender / AFP

Rashford perde chance clara, mas se redime com golaços

A primeira oportunidade de perigo da partida foi da Inglaterra. Aos 9 minutos da etapa inicial, Kane deu belo passe para Rashford, que tentou — mas não conseguiu — encobrir o goleiro Ward.

Curiosamente, no segundo tempo, Rashford também foi quem participou do primeiro lance de perigo, aos 4 minutos. Desta vez, porém, com final feliz para a Inglaterra. Em cobrança de falta de manual, o atacante do Manchester United colocou a bola no ângulo, sem chance para Ward, e abriu o placar.

O atacante ainda foi o autor do terceiro gol inglês, aos 22 minutos da etapa final, quando foi lançado na direita, passou fácil pela marcação e finalizou. O goleiro galês aceitou e viu a bola passar entre suas pernas.

Rashford abre o placar para a Inglaterra contra Gales pela Copa do Mundo - JAVIER SORIANO / AFP - JAVIER SORIANO / AFP
Rashford abre o placar para a Inglaterra contra Gales pela Copa do Mundo
Imagem: JAVIER SORIANO / AFP

Lateral de Gales tem suspeita de concussão

Na metade do primeiro tempo, Neco Willians cortou uma finalização de Rashford com a cabeça e desabou no gramado. Após atendimento da equipe médica, o lateral de Gales seguiu em campo, mas pouco tempo depois se queixou de dores e teve de ser substituído por causa de uma suspeita de concussão. Roberts entrou em seu lugar.

Foden reaparece e marca

Depois de começar no banco contra Irã, na estreia, e ficar todo o empate sem gols com os Estados Unidos na reserva, o atacante do Manchester City foi escalado como titular pelo técnico Gareth Southgate.

No primeiro tempo, pouco foi acionado e participou de finalizações sem perigo. Na etapa final, um minuto após Rashford abrir o placar, Foden aproveitou cruzamento rasteiro de Kane para completar para o gol e marcar o segundo da Inglaterra na partida.

Foden amplia para a Inglaterra contra País de Gales pela Copa do Mundo - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Foden amplia para a Inglaterra contra País de Gales pela Copa do Mundo
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

O clima no estádio

O encontro de times britânicos fez o Ahmad Bin Ali lotar nesta terça-feira, com 44.297 pessoas ocupando as cadeiras do estádio. Os torcedores galeses ocuparam o lado esquerdo da arquibancada, preenchendo o setor de vermelho.

Os ingleses, porém, foram maioria nas arquibancadas. Com os tradicionais gritos de "Vamos, Inglaterra", o time do técnico Southgate parece ser o europeu com maior apoio no Qatar.

Mas, a exemplo do que ocorreu contra os Estados Unidos, o time não colaborou na etapa inicial, deixando a torcida sonolenta. E só acordou com o show no início da etapa complementar, que virou goleada e levou a Inglaterra de volta às oitavas de final de uma Copa do Mundo.

Torcedores da Inglaterra celebram gol da seleção sobre País de Gales na Copa do Mundo - Paul Childs/Reuters - Paul Childs/Reuters
Torcedores da Inglaterra celebram gol da seleção sobre País de Gales na Copa do Mundo
Imagem: Paul Childs/Reuters

Empolgou, Maguire!

O primeiro tempo sem grandes emoções reservou uma "engrossada" do zagueiro Maguire, que percorreu com a bola da defesa ao ataque, e ao tentar o cruzamento — ou finalização — colocou muita força na bola e isolou.

Bale: sumido e substituído

O principal jogador de Gales, definitivamente, não brilhou nesta Copa. Apesar de ter marcado o único gol da seleção no Mundial, ao converter um pênalti contra os Estados Unidos, o camisa 11 não criou nada e passou novamente imperceptível, tanto que acabou sacado no segundo tempo pelo técnico Robert Page.

Maguire tenta marcar Bale, na partida entre País de Gales e Inglaterra, pela Copa do Mundo do Qatar - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Maguire tenta marcar Bale, na partida entre País de Gales e Inglaterra, pela Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

FICHA TÉCNICA:

PAÍS DE GALES 0 x 3 INGLATERRA

Competição: Copa do Mundo, 3ª rodada do Grupo B
Data e horário: 29 de novembro de 2022 (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan (Qatar)
Público: 44.297
Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia)
Assistentes: Tomaz Klancnik (Eslovênia) e Andraz Kovacic (Eslovênia)
VAR: Marco Fritz (Alemanha)
Cartões amarelos: Daniel James e Ramsey (GAL)

Gols: Rashford (ING), aos 4'/2ºT e aos 22'/2ºT (0-1 e 0-3) e Foden (ING), aos 5'/2ºT (0-2)

PAÍS DE GALES: Ward; Neco Williams (Roberts), Mepham, Rodon e Ben Davies (Morell); Allen (Colwill) e Ampadu; Daniel James (Harry Wilson), Ramsey e Bale (Brennan Johnson); Moore. Técnico: Robert Page

INGLATERRA: Pickford; Walker (Alexander-Arnold), Stones, Maguire e Shaw (Trippier); Rice (Kalvin Phillips), Henderson e Bellingham; Foden, Harry Kane (Callum Wilson) e Rashford (Grealish). Técnico: Gareth Southgate

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola