Topo
OPINIÃO

Brasil teve a melhor estreia entre favoritos da Copa? Colunistas opinam

Colaboração para o UOL

24/11/2022 20h10

Classificação e Jogos

Com os jogos desta quinta-feira (24), todas as 32 seleções já estrearam na Copa do Mundo. Entre as favoritas, Brasil, Espanha, França e Inglaterra estrearam vencendo suas partidas e lideram seus grupos.

No Posse de Bola, programa que o UOL Esporte exibe diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, os colunistas José Trajano, Casagrande, Juca Kfouri, Arnaldo Ribeiro e Mauro Cézar Pereira comentaram sobre o início do Mundial e quem desponta como favorita para a conquista no Qatar.

"Para mim o melhor foi o Brasil. Não correu risco, criou várias situações, fez 2 a 0 e poderia ter feito mais. Os outros foram bem, mas adversários foram fracos ou com estratégia de jogo que facilitou as coisas", opinou Mauro.

Juca Kfouri também ressaltou a dificuldade do primeiro adversário brasileiro. "O Brasil fez o jogo contra o adversário mais difícil da primeira rodada. Eu diria que nesse aspecto, a melhor estreia foi da seleção brasileira. Embora o melhor espetáculo foi o 'tiki-taka vertical' da Espanha".

Para Casagrande e Arnaldo Ribeiro, a Espanha foi quem demonstrou o melhor futebol da primeira rodada. "Deitou e rolou, gols bonitos, jogada de muita movimentação e o jogo todo da mesma maneira", disse Casão. "Claro que agora ela vai ter a Alemanha, vai ser colocada à prova, mas quem mais me impressionou foi a Espanha", completou Arnaldo.

Juca: 'Foi a melhor estreia do Brasil em Copas desde 1970'

Presente no Estádio Lusail, palco da vitória do Brasil contra a Sérvia, Juca Kfouri elogiou bastante a atuação brasileira contra os sérvios e disse que foi a melhor estreia do Brasil em Copas desde 1970, quando Pelé e companhia golearam a Tchecoslováquia por 4 a 1.

Arnaldo elogia 'sistema ousado' da seleção

O comentarista Arnaldo Ribeiro aprovou a formação ofensiva do Brasil, que teve a entrada de Vinicius Júnior ao lado de Neymar, Raphinha e Richarlison, autor dos dois gols da partida. "Foi uma boa apresentação. Esse sistema mais ousado funcionou. Vai ser muito difícil tirar esse trio da frente".

Trajano exalta golaço de voleio de Richarlison: 'Na história das Copas'

José Trajano exaltou o golaço de voleio de Richarlison, o segundo na vitória contra a Sérvia, após passe de trivela de Vini Jr. Ele afirmou que, pela beleza, o gol já está na história dos Mundiais. "Que gol do Richarlison, um gol desses em Copa do Mundo entra para a história."

Lesão de Neymar pode atrapalhar? Casagrande comenta

Neymar saiu de campo lesionado e sua sequência na Copa do Mundo ficou em dúvida. Casagrande disse que mesmo que não se comprove uma lesão grave, o camisa 10 brasileiro pode ter problema para os próximos jogos. "Como o tornozelo incha com muita facilidade, ele atrapalha os treinamentos. Tem que parar de treinar, perde ritmo de jogo. (O problema) Não é a contusão em si, mas o tempo que você fica parado".

Qual o jogo 'imperdível' de amanhã? Colunistas opinam

A segunda rodada da fase de grupos do Mundial do Qatar começa amanhã (25), com quatro jogos das 7h às 16h. Pelo pote A, a seleção da casa enfrenta Senegal, e a Holanda pega o Equador no confronto dos líderes. Já no grupo B, a Inglaterra joga contra os EUA, enquanto País de Gales encara o Irã. Qual o jogo "imperdível"? Veja a opinião dos comentaristas.

Assista ao Posse de Bola na íntegra