Topo

Richarlison estreia na Copa como melhor em campo e acaba com maldição da 9

Danilo Lavieri, Gabriel Carneiro, Igor Siqueira e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

24/11/2022 17h28

Classificação e Jogos

Richarlison conseguiu vencer a maldição da camisa 9 que afetou a seleção brasileira nos últimos mundiais e, de quebra, ainda saiu do jogo com o prêmio de melhor em campo hoje na vitória contra a Sérvia por 2 a 0 pela Copa do Mundo.

Hoje (24), ao marcar os dois logo na estreia da Copa de 2022, ele fez o que Gabriel Jesus não conseguiu em toda a competição na Rússia em 2018, quando saiu zerado. O jejum marcou a carreira do atacante do Arsenal por muito tempo e chegou a incomodar o atleta ao vestir a Amarelinha.

O Pombo também superou Fred, que tinha feito apenas um gol em seis partidas no Mundial de 2014, disputado no Brasil, quando a equipe foi eliminada pela Alemanha no eterno 7 a 1 e ainda perdeu a disputa de 3º e 4º para a Holanda.

Em 2010, Luís Fabiano era o dono da camisa 9 e conseguiu balançar as redes três vezes em toda a competição. Mesmo número de Ronaldo em todo o torneio de 2006. Já em 2002, a marca do Fenômeno foi muito maior, com oito gols, sendo dois deles no 2 a 0 na final contra a Alemanha.

O curioso é que no Tottenham ele tem apenas dois gols marcados em 15 partidas disputadas e, recentemente, chegou até a preocupar a comissão técnica por uma lesão muscular às vésperas da convocação. Ele se recuperou normalmente e pôde integrar o time após o exame mostrar que não era nada grave.

No jogo de hoje, Richarlison teve um primeiro tempo bastante apagado, quase sem tocar na bola e muito marcado pela defesa da Sérvia. Toda a vez que ele tentava um domínio, era cercado por pelo menos dois defensores.

No segundo, o cenário era parecido, até que ele conseguiu aproveitar um rebote em chute Vinicius Júnior e, quase de canela, conseguiu colocar a bola para dentro, abrindo o caminho para a vitória do Brasil.

Daí para frente, a Sérvia teve que se abrir e as coisas ficaram muito mais fáceis para a seleção. O segundo gol veio novamente em bola que saiu dos pés de Vini. Dessa vez, Richarlison aproveitou que a bola subiu e deu um belíssimo voleio para levantar os quase 90 mil presentes no Estádio Lusail para a estreia da seleção.

Como gosta de resumir Tite: "Richarlison é gol".

Qual foi o gol mais bonito da primeira rodada da Copa do Mundo do Qatar?

Resultado parcial

Total de 5060 votos
89,15%
Michael Steele/Getty Images
2,85%
REUTERS/Marko Djurica
0,16%
Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
0,67%
Clive Mason/Getty Images
4,39%
Robert Cianflone/Getty Images
2,79%
Getty Images