Topo

TVs e rádios da Argentina se rendem a Tite e Richarlison: 'Vieram com tudo'

Richarlison é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2022                              - AFP
Richarlison é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2022 Imagem: AFP

Colunista do UOL

24/11/2022 18h07

Classificação e Jogos

Nada de piada, zero ironia. A vitória do Brasil sobre a Sérvia foi analisada com sobriedade e respeito na Argentina.

Buenos Aires viveu uma tarde de calor sufocante, e a atuação brasileira, pode-se dizer, transformou-se em peso extra para o torcedor portenho mais exaltado. Por parte da imprensa, sobraram elogios ao Brasil de Tite e Richarlison.

"Foi uma atuação de gala, mesmo quando estava tentando abrir o placar", resumiu o comentarista Gustavo López, da Rádio La Red, a mais ouvida do esporte de Buenos Aires.

As lembranças da estreia desastrosa da Argentina, que perdeu de virada para a Arábia Saudita, deram um tom de melancolia às narrações das principais rádios e TVs de Buenos Aires.

Outra opinião pesada e carregada de reverência à seleção brasileira foi a do analista Enrique Macaya Márquez, o mais respeitado comentarista de futebol da Argentina, que cobre sua 17ª Copa do Mundo consecutiva.

"É um Brasil que está à altura dos grandes times de sua história e que mostra aquilo que sempre caracterizou seu futebol: a alegria e o ataque. Vieram com tudo nesta Copa", comentou, na TV Pública.

Lembranças do Corinthians de Tite

No canal de TV TyC Sports, Rodolfo de Paoli, que além de narrador é técnico profissional de futebol, fez menções ao Corinthians de Tite, campeão da Libertadores de 2012 em cima justamente de um time argentino, o Boca Juniors de Juan Román Riquelme que era então treinado pelo "Imperador" Julio Falcioni (colunista do jornal "Clarín" nesta Copa do Mundo disputada no Qatar).

"Este Brasil mostra de novo toda a organização tática daquele Corinthians. Vejam só. Com vocês, senhoras e senhores, o cavalheiro Tite, um dos grandes nomes da nossa profissão em todos os tempos", falou, em tom até mais elogioso do que se costuma ouvir nas análises brasileiras.

Richarlison, o novo Romário?

Nos últimos anos, a rivalidade entre Richarlison e os defensores argentinos, em especial o volante Paredes, rendeu muito assunto em Buenos Aires. A estreia do atacante brasileiro com dois gols não passou em branco na análise.

"Eis um brasileiro com toda a característica do seu futebol irreverente. Ele não fala, só. Faz também", resumiu Leonardo Gentili, locutor da Rádio La Red, que questionou seus comentaristas com uma pergunta atrevida:

"Este Richarlison não lembra o Romário, pelo oportunismo?".

Não houve resposta. Mas isso demonstra que a atuação de hoje foi brilhante. E que os argentinos estão respeitando demais o Brasil depois dessa estreia, mesmo com a atuação abaixo da média de Neymar. "Imagine então quando ele estiver bem", resumiu o locutor Gentili, da La Red.

O Posse de Bola comenta os melhores momentos de Brasil x Sérvia, os principais jogadores e mais destaques do dia, com comentários de Mauro Cezar, Tironi, Arnaldo, Juca Kfouri, Casagrande e Trajano. Assista ao vivo:

heart 1 YouTube