Topo

Fifa comete gafe nas redes sociais e erra bandeira do Equador; veja

Arboleda em ação pelo Equador durante amistoso contra o Iraque - REUTERS/Violeta Santos Moura
Arboleda em ação pelo Equador durante amistoso contra o Iraque Imagem: REUTERS/Violeta Santos Moura

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 09h30Atualizada em 20/11/2022 15h23

Classificação e Jogos

Ninguém melhor para conhecer todos os participantes da Copa do Mundo e suas bandeiras do que a Fifa, certo? Errado. A entidade máxima do futebol mundial e organizadora do Mundial cometeu uma gafe na manhã de hoje (20) ao confundir a bandeira do Equador com a da Colômbia, que sequer se classificou para a competição.

Nas redes sociais, a Fifa divulgou um vídeo onde o Grupo A da competição, preenchido por Qatar, Equador, Senegal e Holanda, é apresentado. Ao longo dele, tudo certo, mas na legenda é que veio o erro.

"Grupo A! Fique empolgado. Prepare-se... Sua jornada pela Copa do Mundo começa hoje", escreveu a entidade, que colocou a bandeira dos participantes do grupo na legenda, trocando a do Equador pela Colômbia.

As bandeiras dos dois países sul-americanos, é claro, têm suas semelhanças. As faixas horizontais em amarelo, azul e vermelho têm a mesma ordem e tamanho. Entretanto, há um detalhe que diferencia ambas. No centro da representação do Equador há o brasão de armas do país, que simboliza a história e os elementos de sua paisagem natural.

Nos comentários, é claro, os fãs de futebol não perdoaram. "A Colômbia conseguiu se classificar para a Copa do Mundo", escreveu uma pessoa. "O desrespeito com o Equador...", apontou outro.

Seja como for, quem estreia na Copa do Mundo hoje é o Equador. Às 13h (de Brasília), a seleção sul-americana enfrenta o Qatar, no estádio Al Bayt, na partida que abre o Mundial de 2022.


Vinicius Junior deve ser titular da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 3127 votos
88,62%
11,38%