Topo

Espanha

Jornais espanhóis usam mesma manchete após classificação: "Viva o Var!"

Concorrentes, "Marca" e "AS" parecem ser o mesmo jornal nesta terça-feira  - Reprodução/Marca/AS
Concorrentes, "Marca" e "AS" parecem ser o mesmo jornal nesta terça-feira Imagem: Reprodução/Marca/AS

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 05h08

O polêmico árbitro de vídeo foi tão importante para a Espanha na última rodada do Grupo B da Copa do Mundo que os dois maiores jornais esportivos de Madri estamparam nesta terça-feira (26) a mesma manchete.

- Assista aos gols de Espanha 2 x 2 Marrocos
- Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas 
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador do Brasil

"Viva o VAR!", destacam as versões impressas dos jornais "Marca" e "AS", usando a já popular sigla em inglês para "video assistant referee".

Detalhe que a foto escolhida para a capa dos dois jornais também é praticamente a mesma: o momento do gol de Aspas que garantiu o empate por 2 a 2 com Marrocos. O lance chegou a ser invalidado por impedimento, mas, com a ajuda da tecnologia, o juiz de campo reviu a decisão. 

Como explicam as publicações, o VAR não só ajudou a Espanha na marcação do gol de Aspas - aos 45 minutos do segundo tempo - como também foi decisivo no outro jogo da chave: O Irã empatou por 1 a 1 com Portugal aos 47 da etapa final por causa de um pênalti assinalado pelo árbitro de vídeo. 

A combinação de resultados fez com que os espanhóis terminassem o Grupo B na liderança, com cinco pontos, mesmo número que os portugueses, que foram superados no critério de desempate gols marcados.

Árbitro de vídeo à parte, os dois jornais de Madri também destacam em suas capas que o rendimento da equipe deixou a desejar. "Assim não ganhamos o Mundial", resumiu o "Marca", que, a exemplo do "AS", traz declarações do técnico Fernando Hierro e do meia Isco admitindo que a atuação diante dos marroquinos foi ruim.

A Espanha volta a campo no próximo domingo (1), às 11h (de Brasília), quando enfrenta a dona da casa Rússia pelas oitavas de final. 

Espanha