Topo

Copa 2018

Goleiro tiozão da Argentina é reserva de luxo e já pegou pênalti de Neymar

Caballero tem 36 anos e hoje é o goleiro reserva do Chelsea - Mike Hewitt/Getty Images
Caballero tem 36 anos e hoje é o goleiro reserva do Chelsea Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 04h00

Willy Caballero nunca defendeu a seleção principal da Argentina. Aos 36 anos, ainda não ganhou uma chance. Mas o cenário pode mudar radicalmente para ele: convocado por Jorge Sampaoli para os próximos amistosos da Argentina, o reserva do Chelsea pode ficar com uma vaga na seleção justamente na Copa do Mundo da Rússia.

Caballero foi chamado por Sampaoli para os importantes duelos contra Itália (23 de março) e Espanha (27 de março). As duas partidas serão decisivas para o treinador escolher quem serão os 23 jogadores para a Copa na Rússia.

Reserva no Manchester City, Caballero deixou a equipe de Pep Guardiola no meio do ano passado para assinar com o Chelsea, time no qual também é reserva. Ele só atua no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões quando o belga Thibaut Courtois é desfalque. Assim, os jogos da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa são suas vitrines. E isso foi suficiente para Sampaoli.

Além da vasta experiência internacional, com passagens ainda por Málaga e Elche, Caballero é um especialista em pênaltis. Seu retrospecto recente chama atenção: das últimas oito cobranças durante os 90 minutos, ele defendeu seis.

Essas seis defesas foram em chutes de Neymar, Hazard, Falcao García, Oscar, Mahrez e David Meyler. Seu currículo também tem um pênalti defendido em disparo de Cristiano Ronaldo, na temporada 2012/13, quando o goleiro defendia o Málaga.

A convocação de Sampaoli foi apenas a segunda de toda sua carreira. A primeira aconteceu em 2014, quando ele ficou na reserva em amistoso diante de Croácia e Portugal. Caballero só entrou em campo pela Argentina pela seleção sub-20, sendo campeão mundial em 2001. Ele também tem uma medalha de ouro olímpica de 2004, como reserva.

Se agradar Sampaoli nos treinos do fim deste mês, Caballero tem boas chances de disputar sua primeira Copa do Mundo, ainda que dificilmente entre em campo. Não que isso seja um problema para o jogador, acostumado a ser reserva de luxo em Manchester City e Chelsea.

Copa 2018