Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Felipe Neto chama CBF de corrupta, mas sua empresa fez acordo com entidade

Torcedor do Botafogo, o youtuber Felipe Neto chamou a CBF seis vezes de corrupta nas últimas semanas após jogos de seu time. Em março deste ano, a empresa Play 9, da qual ele é um dos sócios, fechou um acordo de transmissão para o jogo da seleção contra o Marrocos, que passou no Canal do Galvão Bueno.

Felipe tem um dos maiores canais de YouTube do Brasil, com 45 milhões de inscritos. No Twitter, ele tem 16,6 milhões de seguidores. Foi nesta plataforma que ele fez acusações à CBF.

Durante as últimas semanas, Felipe Neto esbravejou contra a entidade após jogos do Bota diante de Palmeiras e Cuiabá. Ele reclamou de supostos erros de arbitragem contra o time alvinegro.

Em resposta, a CBF entrou com processos contra Neto. Serão três ações, segundo a confederação. Depois disso, o influenciador ironizou os processos da CBF em novos posts no Twitter.

A parceria

Em março de 2023, a Play 9, empresa fechou um acordo comercial com a CBF para a transmissão do jogo em canal digital. A transmissão ocorreu no canal GB, de Galvão Bueno, que na época tinha parceria com a empresa. Foi um momento em que a entidade estava sem contrato com a Globo.

O jogo foi rentável, isto é, a empresa de Neto ganhou dinheiro com o contrato com a confederação, com patrocinadores como Pixbet. O jogo teve 9,6 milhões de visualizações no YouTube. Neto participou da transmissão antes do jogo e no intervalo. Na ocasião, ele disse que entrava para história como transmissão digital.

Na ocasião, a CBF anunciou assim o acordo: "Depois de 41 anos de transmissões pela TV Globo de partidas de futebol e de outras modalidades do esporte, o narrador e comentarista Galvão Bueno estreia no meio digital, com o lançamento do Canal GB, desenvolvido em parceria com a empresa de conteúdo digital Play9. E, para marcar a estreia do narrador, a CBF fechou parceria com a Play9 para que a transmissão do amistoso entre Brasil e Marrocos aconteça pelo canal de Bueno".

No texto, é destacado que a Play 9 foi fundada por João Pedro Paes Leme, ex-executivo da Globo, Marcus Vinicius Freire, ex-diretor do COB, e Felipe Neto. De fato, um dos sócios da Play 9 é a empresa Felipe Neto Participações LTDA.

Continua após a publicidade

Na sequência, a Globo fechou novo acordo com a CBF para transmissão de jogos da seleção. Não havia, portanto, mais espaço para vender os direitos digitais. Procurada, a assessoria de Felipe Neto não se pronunciou sobre o assunto.

A assessoria da empresa Play 9 enviou o seguinte comunicado após a publicação da matéria:

"A Play9 esclarece que negociou com a entidade a compra dos direitos de transmissão do amistoso da Seleção Brasileira contra o Marrocos, em março de 2023. A negociação foi realizada no mesmo modelo praticado pelas emissoras de TV. Negociar transmissões esportivas, como fazem Globo, Band, Cazé TV, Play9 e tantas outras empresas de comunicação mundo a fora, é a maneira correta de conseguir exibir eventos esportivos pagando o valor devido aos detentores dos direitos."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes