Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Associação suspende inicialmente por 6 meses fotógrafo que atingiu Galoppo

O fotógrafo Raul Ramos atingiu Galoppo com o pé durante Botafogo-SP x São Paulo. Ele nega ter tido essa intenção  - Reprodução/Instagram
O fotógrafo Raul Ramos atingiu Galoppo com o pé durante Botafogo-SP x São Paulo. Ele nega ter tido essa intenção Imagem: Reprodução/Instagram

06/03/2023 22h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Arfoc-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado São Paulo) afastou nesta segunda (6) inicialmente por seis meses seu associado que atingiu Galoppo com o pé no último domingo. O episódio ocorreu na vitória do São Paulo sobre o Botafogo, em Ribeirão Preto.

Vídeo que chamou atenção do time da capital mostra o artilheiro tricolor tropeçando no fotógrafo Raul Ramos após comemoração de seu gol contra o Botafogo, que incomodou jogadores do time da casa. Pela imagem, aparentemente, Ramos estica a perna antes do contato com o jogador. No entanto, o fotógrafo, que estava a serviço da Federação Paulista de Futebol (FPF), alega que não teve a intenção de atingir o atleta. Ele pediu desculpa em seguida.

Ramos foi afastado pela diretoria de credenciamento da associação. O caso agora será encaminhado à comissão de ética da entidade.

"O caso será analisado por eles (comissão de ética), daremos amplo direito de defesa como em todos os casos que são encaminhados para a comissão. A comissão irá emitir um parecer e a diretoria, em assembleia, pode ou não acatar o que for sugerido", disse à coluna Marcello Fim, diretor da Arfoc-SP.

Enquanto estiver afastado, o fotógrafo perde seus direitos como associado. Isso inclui ser credenciado para eventos que passem pela Arfoc-SP.

Ainda segundo Fim, Ramos poderá pedir reconsideração da punição dada pela diretoria de credenciamento.

O caso foi encaminhado para associação depois de o São Paulo pedir providências para a Federação Paulista de Futebol. A FPF suspendeu o fotógrafo por tempo indeterminado. Ou seja, durante a suspensão, além de não prestar mais serviços para a entidade, ele não terá seu credenciamento aprovado, caso algum veículo faça essa solicitação.

Outro lado

Procurado pela coluna para comentar as suspensões, Ramos disse: "fui informado pela FPF, sim. Agora, sobre a Arfoc é uma novidade, então prefiro esperar o resultado oficial da comissão para tomar qualquer decisão".

"Jamais tive a intenção de acertar o atleta, até porque, naquele jogo, eu também estava fotografando para uma agência de jogadores do próprio São Paulo, então, não faria o menor sentido. No mesmo momento que aconteceu, eu já pedi desculpas ao Galoppo, expliquei para o Luciano e para o quarto árbitro", afirmou Ramos ao UOL Esporte mais cedo.