Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Uruguai: Suárez e mais quatro históricos vão alcançar Pedro Rocha

15/11/2022 11h31Atualizada em 15/11/2022 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Até hoje, Pedro Rocha detém o recorde de jogador uruguaio com mais participações em Copas do Mundo. São quatro, no Chile em 62, Inglaterra, 66, México, 70, e Alemanha-74, dos 19 aos 34 anos.

No dia 24 de novembro, às 10h, de Brasília, quando o Uruguai enfrentar a Coreia, ele verá seu grande feito dividido com outros cinco jogadores: Luiz Suárez, Edinson Cavani, Diego Godin, Martin Cáceres e Fernando Muslera.

São remanescentes da Copa de 2010, quando, sob o comando de Oscar Tabarez, o Maestro, o Uruguai ficou em quarto lugar e começou a honrar novamente sua história gloriosa.

E, se os números de Pedro Rocha - 37 jogos e 13 gols, sendo 10 jogos e um gol em Mundiais - não refletem seu talento, os cinco novos históricos dominam as estatísticas:

1) Luiz Suares - Maior goleador da seleção, com 68 gols. Segundo maior goleador em Mundiais, com sete gols. Segundo jogador com mais presenças com a Celeste, 134 jogos.

2) - Edinson Cavani - Segundo maior goleador da história, com 58 gols. Quarto maior goleador em Mundiais, com cinco gols

3) Diego Godin - Jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste, com 159 partidas. É o jogador que foi capitão mais vezes em Mundiais, oito vezes. É o segundo com mais partidas como capitão, 80 vezes.

Fernando Muslera - Nenhum uruguaio atuou mais do que ele em Mundiais, 16 vezes. Tem a maior série sem tomar gols, com 325 minutos. É o terceiro em presenças com a Celeste, 133 vezes.

Martin Cáceres - Sexto jogador com mais presenças, 115 vezes

E como chegam ao Mundial?

Suárez, apesar de perder espaço na Europa, ainda é um goleador temível.

Cavani perdeu espaço para Darwin Nunez.

Godin está em decadência. Foi mal no Galo e no Vélez nada fez de marcante. Tem seu lugar ameaçado por Coates.

Muslera - Depois de 13 anos como titular, perdeu o posto para Sérgio Rochet.

Cáceres - Joga mas quatro posições da defesa, mas é reserva de Araújo (Varela ou Rodriguez), Godin (Coates), Gimenez e Oliveira (Viña).

Este é o 14° texto dos 120 que vou escrever sobre a Copa.

#menonnoqatar

#120posts30videos