Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa define data de sorteio do Mundial, e Flamengo já sabe quando estreia

Real Madrid e Flamengo podem fazer a final do próximo Mundial de Clubes - GettyImages
Real Madrid e Flamengo podem fazer a final do próximo Mundial de Clubes Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

04/01/2023 14h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa sorteará no dia 13 de janeiro, sexta-feira da próxima semana, os confrontos do Mundial de Clubes que terá o Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões. O torneio ocorrerá no Marrocos entre 1º e 11 de fevereiro e essa edição equivale a 2022, adiada para o início de 2023 por causa da realização da Copa do Qatar entre novembro e dezembro.

O evento será no Mohammed VI Football Academy, principal centro de treinamento para garotos do país e que fica próximo à capital Rabat. A cidade é a principal candidata a receber a final do Mundial, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, como mostrou a coluna. Até esta data a Fifa deve divulgar os detalhes da venda de ingressos para o torneio.

Tânger, no norte do país e próxima ao estreito de Gibraltar, que separa o Marrocos da Espanha, também é candidata a sede. A Fifa vai divulgar as cidades até o dia 13 — Marrakesh, que recebeu partidas do Mundial de 2014 realizado no país, também quer o evento.

Flamengo e Real Madrid entram diretamente nas semifinais do Mundial, comum no regulamento do torneio disputado por sete clubes desde 2005. O time brasileiro jogará em 7 de fevereiro e o espanhol no dia seguinte, dia 8.

Normalmente o representante do país-sede faz o primeiro jogo, em confronto contra o campeão da Oceania, mas desta vez o marroquino Widad Casabalanca é também o campeão africano, portanto entrará direto nas quartas de final, dia 4 de fevereiro, junto com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e com o Seattle Sounders, dos EUA. O confronto inicial será entre o Al-Ahly, do Egito e vice da África, e o Auckland City, da Nova Zelândia, em 1º de fevereiro.

A Fifa manteve o limite de 23 jogadores inscritos — havia expectativa entre os participantes se a direção da entidade aumentaria o número para 26, como na Copa do Mundo do Qatar.

Os clubes terão que enviar à Fifa no início de janeiro uma lista provisória de inscritos de no mínimo 24 e no máximo 35 jogadores. A relação final, com o corte para os 23 que atuarão de fato no Mundial, terá que ser definida até uma semana antes do início da competição, em 25 de janeiro.

A janela de transferências no Brasil só abre em 10 de janeiro, mas como para a edição de 2021 com o Palmeiras a Fifa abrirá exceção e o Flamengo poderá inscrever jogadores que contratar até o envio da lista final. Os clubes deverão ter 32 oficiais credenciados, entre membros da comissão técnica, dirigentes e convidados.

Príncipe Moulay Abdellah... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2023/01/02/flamengo-real-madrid-mundial-clubes-fifa-marrocos-rabat-tanger.htm?cmpid=copiaeco