Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Danilo e Scarpa devem pegar só um jogo de suspensão na Libertadores

Danilo foi expulso após entrada dura em Zaracho durante Palmeiras x Atlético-MG - Marcello Zambrana/AGIF
Danilo foi expulso após entrada dura em Zaracho durante Palmeiras x Atlético-MG Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

12/08/2022 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Expulsos na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG na quarta-feira (10), pela Libertadores, o volante Danilo e o meia Gustavo Scarpa serão julgados pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol, mas é improvável que peguem mais de um jogo de suspensão, a obrigatória.

Com isso eles perderiam apenas o primeiro confronto da semifinal contra o Athletico, dia 30 de agosto na Arena da Baixada, e poderiam voltar em 6 de setembro no Allianz Parque — essas datas serão confirmadas nesta sexta-feira (12) pela confederação sul-americana.

O tribunal tem tratado expulsões por faltas violentas, os casos de Danilo e Scarpa, como imprudência e mantido apenas a suspensão automática por cartão vermelho que consta no regulamento das competições. Punições de mais jogos têm sido dadas em situações de agressões ou brigas, como as do ex-atacante santista Léo Baptistão e do volante Allan, do Atlético-MG.

Baptistão foi expulso na vitória do Santos sobre o La Calera (CHI) por 1 a 0, em 18 de maio, pela Copa Sul-Americana, por brigar em confusão no fim da partida. Pegou três jogos de suspensão (contando a automática) porque o relatório do jogo informou que houve tentativa de agressão — Ramirez, do time chileno, também expulso no mesmo entrevero foi suspenso por duas partidas (somando a obrigatória).

Allan foi expulso no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, Emelec (EQU) 1 x 1 Atlético-MG, em 28 de junho. No relatório da arbitragem foi descrito que o cartão vermelho ocorreu por uma cotovelada dada pelo volante em um adversário. Ele foi denunciado no artigo 16.1, inciso B, que fala em suspensão de no mínimo duas partidas por agressão. Allan recebeu os dois jogos, incluindo a automática.

Scarpa e Danilo devem ser enquadrados no artigo 16.1, inciso A II, que é "jogo brusco grave, mediante disputa de bola, que coloca em risco a integridade física de um adversário". A previsão de suspensão é de uma partida (que se cumpre com a automática). Uma decisão deve ser tomada antes de 6 de setembro, quando ocorre o segundo jogo da semifinal.