Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Festa de abertura será em Qatar x Equador e não no 1º jogo da Copa do Mundo

Torcedora tira foto durante jogo no estádio Al Bayt, que terá a festa de abertura da Copa do Mundo de 2022 com Qatar x Equador - Gabriel Carneiro/UOL
Torcedora tira foto durante jogo no estádio Al Bayt, que terá a festa de abertura da Copa do Mundo de 2022 com Qatar x Equador Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Colunista do UOL

02/04/2022 10h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A festa de abertura da Copa do Mundo do Qatar ocorrerá em 21 de novembro no jogo da seleção anfitriã, contra o Equador, apesar de o confronto não ser o primeiro do torneio. A Fifa divulgou na sexta-feira (1) a distribuição de horários e estádios da fase de grupos do Mundial, horas depois de sortear as chaves e chamou a atenção que Qatar x Equador será apenas a terceira partida do primeiro dia da Copa.

A coluna apurou que a festa de abertura, que terá shows, com uma das músicas oficiais da Copa, chamada de "Hayya Hayya", como destaque e os artistas Trinidad Cardona, Davido e Aisha no palco, e com a presença de chefes de estado, será Qatar x Equador pelo Grupo A, às 19h local (13h de Brasília) de 21 de novembro.

Antes o Senegal encara a Holanda, às 13h local (7h de Brasília), pela mesma chave do Qatar, e a Inglaterra enfrenta o Irã às 16h local, 10h de Brasília, pelo Grupo B. Como as distâncias entre os estádios no país são bem pequenas é provável que neste primeiro dia o presidente da Fifa, Gianni Infantino, esteja presente em todos os confrontos.

Como não há longos deslocamentos internos e todas as seleções estarão em concentrações próximas aos estádios, não será preciso por exemplo pegar avião como no Brasil-2014 e Rússia-2018, a Fifa optou por direcionar o horário dos jogos para atender os mercados de direitos de transmissão. O Brasil, como havia revelado a coluna, fugiu das partidas das 13h local, 7h daqui, menos interessante para os detentores.

A Globo comprou todos os pacotes (TVs aberta e fechada, internet e mobile), mas ainda pode revendê-los. A Fifa também recuperou os direitos de streaming para o Brasil depois de negociar uma divida da Globo, e procura interessados em empresas como Netflix, Warner Media (HBO Max) e Amazon (Prime Vídeo).

No caso da abertura, a Fifa optou por um Qatar x Equador mais tarde primeiro para atender aos mercados de televisão. Na Europa, por exemplo, a abertura ocorrerá no fim da tarde e início da noite, enquanto nos Estados Unidos pela manhã. Se esse confronto ocorresse às 13h local, seria de madrugada nos EUA, um mercado importantíssimo para a Fifa.

Houve também a questão local, colocando a abertura em horário do Qatar mais agradável, às 19h, do que às 13h para o deslocamento interno de torcedores e autoridades.

Qatar x Equador foi marcado para o estádio Al Bayt, desde sempre o escolhido para a festa de abertura e que também será palco de uma das semifinais. A final está marcada para o estádio de Lusail, em 18 de dezembro.

Desde a Copa de 2006, na Alemanha, a Fifa coloca o anfitrião realizando a primeira partida e, consequentemente, a festa de abertura. De 1974 a 2002 era o atual campeão quem tinha esse privilégio, mas como a partir da Alemanha o vencedor anterior não tinha mais vaga garantida a Fifa optou por dar ao anfitrião o direito de receber a abertura. Antes disso havia mais de um jogo no mesmo horário nas aberturas.