Topo
REPORTAGEM

FPF oficializa a clubes torcida única no Paulista após pedido de promotoria

Torcida do Palmeiras no Allianz Parque na final da Copinha 2022 contra o Santos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Marcel Rizzo

Colunista do UOL

26/01/2022 10h55

A direção da Federação Paulista de Futebol (FPF) oficializou aos clubes que 2022 também só haverá torcida única, do mandante, nos confrontos entre seis times do Estado: Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo, como ocorre nos últimos anos. A documentação é necessária para sacramentar o pedido do Ministério Público de São Paulo.

Anualmente, desde 2016 depois de briga entre corintianos e palmeirenses que levou à morte de uma pessoa, a promotoria solicita à FPF que os clássicos paulistas tenham apenas torcedores do time mandante — depois isso se estendeu também para partidas que tenham Guarani e Ponte Preta. O pedido é feito sempre em novembro do ano anterior — para 2022 o ofício foi enviado pelo Jecrim (Juizado do Torcedor) à federação em 4 de novembro de 2021.

A FPF notificou os clubes em 21 de janeiro, por meio de portaria assinada por Gustavo Delbin, que assumiu em 2022 interinamente a direção do Departamento de Segurança da entidade.

A determinação já valeu para os jogos finais da Copinha: no dia 22 só houve torcedores do São Paulo em Barueri para a semifinal contra o Palmeiras e no dia 25 só palmeirenses no Allianz Parque para a final frente o Santos. No torneio de base a FPF usa a melhor campanha para definir quem tem direito a ter torcida no estádio.

O primeiro clássico pelo Paulistão ocorrerá no dia 2 de fevereiro, com o Corinthians recebendo o Santos no Neo Química Arena. O dérbi de Campinas entre Guarani e Ponte Preta será na oitava rodada, ainda sem data, com mando do Bugre e só seus torcedores no estádio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

FPF oficializa a clubes torcida única no Paulista após pedido de promotoria - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Marcel Rizzo