PUBLICIDADE
Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras envia pré-lista com 34 inscritos para o Mundial; veja os nomes

Rafael Navarro usará a camisa 29 no Mundial de Clubes em fevereiro - Reprodução/Instagram @palmeiras
Rafael Navarro usará a camisa 29 no Mundial de Clubes em fevereiro Imagem: Reprodução/Instagram @palmeiras
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

05/01/2022 13h47

O Palmeiras enviou à Fifa uma pré-lista com 34 jogadores para o Mundial de Clubes. O clube terá que enxugar para 23 inscritos até 24 de janeiro, e poderá incluir atletas caso venha a contratar até esta data — foi aberta uma exceção ao regulamento porque a janela de transferências no Brasil só abre dia 19. O Mundial ocorrerá de 3 a 12 de fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Os três reforços já confirmados para 2022 foram incluídos na pré-lista: o goleiro Marcelo Lomba com a camisa 42, o meia Eduard Atuesta com a 20 e o atacante Rafael Navarro com a 29.

O atacante Luiz Adriano, que não faz parte dos planos do técnico Abel Ferreira para 2022, não foi pré-inscrito — o lateral-esquerdo Victor Luis, que foi emprestado ao Ceará, também não. Aparecem também as mudanças nos números de Dudu, que volta a usar a camisa 7, e Rony que ganha a 10.

Deyverson aparece na lista com a camisa 9. A diretoria do Palmeiras ainda procura um centroavante e um zagueiro canhoto, que se contratados até o dia 24 poderão ser incluídos, substituindo alguns dos pré-inscritos.

Sete dos inscritos estão no time sub-20 que participa atualmente da Copa São Paulo de Juniores: o goleiro Mateus, os zagueiros Lucas Freitas e Michel, o lateral Vanderlan, o meia Fabinho e os atacantes Giovani e Gabriel Silva. Eles devem ser cortados quando for enviada a lista final.

Regulamento
O Palmeiras fez um pedido à Fifa, via CBF, para que houvesse mudança na janela e flexibilização na data limite para inscrever atletas no Mundial. Outros dois clubes que disputarão o Mundial, Monterrey (México) e Al Jazira (Emirados Árabes), também teriam problemas para inscrever reforços caso não houvesse essa alteração e fizeram a mesma solicitação.

Pelo regulamento do Mundial, um jogador só pode ser inscrito no torneio se tiver sido contratado em período que compreenda as janelas internacionais de transferências. Abrindo em 19 de janeiro, o Palmeiras pode oficializar contratações que fizer em janeiro e incluí-los no Mundial. Na edição 2020, que por causa da pandemia também foi adiada e realizada em fevereiro de 2021, o clubes não pôde inscrever o atacante Breno Lopes, autor do gol do título da Libertadores-2020 sobre o Santos, porque ele havia assinado fora do período de transações internacionais.

O Palmeiras estreará no Mundial 2021 em 8 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília), contra o vencedor de Monterrey (México) x Al Ahly (Egito). Se ganhar jogará a final em 12 de fevereiro — também disputarão o torneio o Chelsea (Inglaterra), o Al Hilal (Arábia Saudita), o AS Pirae (Taiti) e o Al Jazira (Emirados Árabes).

Veja os 34 pré-inscritos pelo Palmeiras no Mundial:

1 - Vinicius
2 - Marcos Rocha
3 - Renan
4 - Kuscevic
5 - Patrick de Paula
6 - Jorge
7 - Dudu
8 - Zé Rafael
9 - Deyverson
10 - Rony
11 - Wesley
12 - Mayke
13 - Luan
14 - Gustavo Scarpa
15 - Gustavo Gomez
19 - Breno Lopes
20 - Atuesta
21 - Weverton
22 - Piquerez
23 - Raphael Veiga
25 - Gabriel Menino
27 - Gabriel Verón
28 - Danilo
29 - Rafael Navarro
31 - Mateus
34 - Lucas Freitas
35 - Fabinho
37 - Michel
38 - Matheus Fernandes
40 - Alan Guimarães
41 - Giovani
42 - Marcelo Lomba
46 - Vanderlan
49 - Gabriel Silva