PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Marcel Rizzo


Fifa bane de vez de estádios famosa música da entrada das seleções em Copas

Voluntários cobrem o gramado do estádio Luzhniki antes da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2018, na Rússia - Thanassis Stavrakis/AP Photo
Voluntários cobrem o gramado do estádio Luzhniki antes da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2018, na Rússia Imagem: Thanassis Stavrakis/AP Photo
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

25/01/2020 04h00

Aquele tema que ficou conhecido como "hino da Fifa" e que embalava a entrada das seleções em campo nas Copas do Mundo definitivamente está banido dos estádios. A música, de autoria de Franz Lambert e Pit Loew, já havia desaparecido na Copa da Rússia, em 2018, e desagradado aos fãs. Agora, em documento enviado às confederações filiadas, a Fifa proibiu de vez a canção até em jogos amistosos (relembre o famoso tema).

O novo tema pré-jogo da Fifa se chama "Living Football", composto por Hans Zimmer e que foi lançado às vésperas do Mundial do ano passado (ouça aqui). Acontece que na Rússia a Fifa resolveu testar outra música para entrada dos times em campo, mais animada. "Seven Nation Army", da dupla americana Jack e Meg White, que formaram o "The White Stripes" até 2011, já era um som associado ao futebol, principalmente o europeu, desde lançamento em 2003.

E o tema que a Fifa usou na entrada das seleções na Copa da Rússia surpreendeu a todos, inclusive cartolas. Com fama de "conservadora", a entidade acabou aderindo a um hit e oficialmente disse que queria uma atmosfera alegre em seus pré-jogos — a "Living Football" foi utilizada apenas na abertura oficial das transmissões de TV e em outros momentos de intervalos dos jogos. Deu certo, em parte, já que o tema tradicional da entrada das seleções nas Copas, usado de 1994 até 2014, era marca registrada dos Mundiais e teve sua ausência reclamada principalmente em redes sociais.

Em comunicado enviado a seus filiados nesta quinta-feira (23), a Fifa avisou que seu tema oficial agora é mesmo "Living Football" e as confederações estão liberadas a usá-lo em jogos das eliminatórias para a Copa-2022 e também em amistosos nas datas-Fifa em duas situações: na entrada ao campo junto com as bandeiras dos países, antes das execuções dos hinos, e ao fim do primeiro e segundo tempos dos jogos, quando os atletas se dirigem aos vestiário. A mudança, apurou blog, foi para revitalizar marcas associadas às Copas.

No mesmo texto, a Fifa avisa claramente que "retira formalmente, com efeito imediato, qualquer consentimento que possa ter dado anteriormente da faixa intitulada World Football Anthem ou Fifa Anthem". Agora apenas em jogos históricos, e via arquivos na internet, será possível ouvir a música que embalou por anos a entrada das seleções em jogos da Fifa, principalmente em Copas.

Marcel Rizzo