Topo

Dúvida de Aguirre intensifica disputa de meias do Atlético. Quem é melhor?

Dátolo, meia-atacante do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação
Dátolo, meia-atacante do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

22/04/2016 06h00

Diego Aguirre tem uma dúvida para definir a linha de frente do Atlético-MG. Dátolo ou Juan Cazares: quem deve formar o setor de ofensivo ao lado de Robinho e Lucas Pratto? Às vésperas da partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, diante da URT, o argentino largou na frente. Entretanto, qual é a melhor opção?

O UOL Esporte apresenta os números obtidos pela dupla no decorrer da competição estadual e dá as informações necessárias para que o uruguaio escolha a melhor opção para o jogo deste sábado (23), às 16h (de Brasília), no estádio Independência.

O escolhido do treinador alvinegro na atividade tática dessa quinta-feira (21), na Cidade do Galo, foi Dátolo. O dono da camisa 10 atuou ao lado de Junior Urso, Robinho e Lucas Pratto. Contudo, é o que detém os piores números no Estadual. Em quatro partidas disputadas ele finalizou cinco vezes (uma certa e quatro equivocadas), mas não balançou as redes adversárias.

O hermano acertou 92,1% dos passes que tentou e efetuou apenas dois desarmes quando teve que recompor. Em sua principal atribuição – a criação de jogadas –, ele não vai tão bem. Foram sete toques para os companheiros finalizarem. Todavia, nem um chute sequer foi convertido em gol.

Juan Cazares vive uma situação distinta no que se refere ao Campeonato Mineiro. Ele participou de seis dos 12 compromissos disputados pelo Atlético na competição. O atleta balançou a rede do Tricordiano, em duelo válido pela 11ª rodada da primeira fase, e finalizou em outras 11 oportunidades (três corretas e oito erradas).

Em relação aos passes, o aproveitamento é inferior ao do concorrente direto a uma vaga no time titular. O equatoriano acertou “apenas” 88,9%, mas se destacou em sua função primordial. Foram 19 assistências para finalizações, sendo que uma foi convertida.

Mesmo com os números tendendo para a manutenção de Cazares entre os titulares, Diego Aguirre deu mostras de que Dátolo receberá uma chance neste fim de semana. No antepenúltimo treino antes do compromisso, ele escalou a seguinte equipe: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Júnior Urso e Dátolo; Robinho e Lucas Pratto.

O treinador ainda tem mais uma atividade até o jogo diante da URT. Quem será o escolhido?