Topo

Grêmio envia 'espião' ao Chile para observar adversários da Sul-Americana

Émerson será o espião do Grêmio na partida entre Coberloa-CHI e Barcelona-EQU pela Sul-Americana - Guilherme Testa/Agência Freelancer
Émerson será o espião do Grêmio na partida entre Coberloa-CHI e Barcelona-EQU pela Sul-Americana Imagem: Guilherme Testa/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/08/2012 15h00

O Grêmio não abre mão da Copa Sul-Americana. Mesmo entre os primeiros do Brasileirão, o clube gaúcho pretende manter duas alternativas de disputar a próxima Libertadores. Por isso, o auxiliar técnico Émerson será 'espião', e embarca nesta segunda-feira para a cidade de Calama, no Chile. O objetivo é observar o duelo desta terça entre Cobreloa-CHI e Barcelona-EQU, confronto que encaminha o próximo adversário gremista no torneio.

Será o primeiro duelo entre os chilenos e os equatorianos. O jogo está marcado para as 21h45 (horário de Brasília) e acontece no Estádio Municipal de Calama.

Émerson - ex-volante de Grêmio, Real Madri, Juventus, Roma, entre outros - alterna atividades como auxiliar de campo e 'espião' da comissão técnica gremista. No palco do jogo, ele fará anotações e observações posteriormente entregues a Vanderlei Luxemburgo.

"O Grêmio, pela primeira vez na sua história, conseguiu avançar de fase na Sul-Americana. Isso é muito importante", disse o diretor executivo de futebol do clube, Paulo Pelaipe. "Não podemos esquecer a Sul-Americana. Criar duas frentes, sempre buscando estar bem colocado", afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Ainda não há data definida para o duelo do Grêmio contra Cobreloa-CHI ou Barcelona-EQU. O time tricolor avançou de forma inédita na Sul-Americana com vitória por 1 a 0 em casa e derrota por 3 a 2 fora de casa contra o Coritiba.

O campeão da competição continental leva uma vaga na próxima Libertadores. Porém, caso seja brasileiro, a vaga será subtraída do campeonato nacional. Ou seja, o G-4 pode virar G-3. Por isso o Grêmio divide atenções e não ignora o torneio.

Os jogadores gremistas se reapresentam nesta segunda-feira. O próximo compromisso pelo Brasileirão será diante do Vasco, na quarta-feira, às 22h, no estádio Olímpico.