Topo

De Marcelinho a P. Nunes; relembre duelos entre Grêmio e Corinthians

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 12h00

Grêmio e Corinthians, que começam a duelar pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, têm história para contar sobre esse duelo. De Marcelinho Carioca a Paulo Nunes, passando por Edílson e Zinho, os dois times fizeram grandes duelos nas duas últimas décadas.

Confira, no top 5 abaixo, os maiores mata-matas entre as duas equipes, que já decidiram duas Copas do Brasil e já se encontraram na Libertadores e no Campeonato Brasileiro:

  • Final da Copa do Brasil – 1995
    O Grêmio de Luiz Felipe Scolari, já um bicho-papão da Copa do Brasil, chegou à final junto com o Corinthians. O time que dois meses depois viria a ser campeão da Libertadores perdeu no Pacaembu por 2 a 1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca e Goiano, pelos gaúchos.

    Na volta, o time tricolor bem que tentou fazer valer a força de sua torcida, mas o plano esbarrou na perícia de Marcelinho. O meia marcou de novo e garantiu o título, eternizado no muro do CT alvinegro como um dos mais marcantes do clube.

  • Final da Copa do Brasil – 2001
    Já campeão paulista, o Corinthians de Marcelinho Carioca e Ricardinho chegou à final como favorito contra o surpreendente Grêmio. No Sul, abriu 2 a  0 no placar com Marcelinho Carioca e o veterano Muller. De forma surpreendente, o time do então novato Tite empatou, com dois gols de Luiz Mário.

    Em São Paulo, na volta, domínio total dos gaúchos. Com uma grande atuação de Marcelinho Paraíba e Zinho, o Grêmio fez 3 a 1 e deu o troco no Corinthians seis anos depois da primeira decisão entre os rivais.

  • Quartas da Libertadores – 1996
    O Grêmio, em busca do seu terceiro título da competição, não tomou conhecimento do Corinthians, à época ainda sob trauma do torneio continental. No Pacaembu, Jardel e Paulo Nunes comandaram um surpreendente 3 a 0, com falhas individuais de Alexandre Lopes e Bernardo.

    Na volta, no Olímpico, o Corinthians não conseguiu reverter a vantagem, mas ao menos saiu de campo com a vitória. O golzinho solitário foi marcado por ninguém menos que Edmundo, em um raro bom momento com a camisa do clube.

  • Semi da Copa do Brasil – 1997
    Mais um confronto decisivo dos dois times nos anos 1990. Neste ano, o Grêmio já sem Felipão foi até o Morumbi e ganhou apertado. Rodrigo (contra) e Paulo Nunes marcaram para os Gaúchos. Marcelinho Carioca descontou de falta, mas perdeu o pênalti que daria o empate.

    Na volta, em Porto Alegre, o Grêmio soube lidar bem com a pressão do time alvinegro. Paulo Nunes, mais uma vez, decidiu o jogo em uma bola rebatida na área, levando o time para a decisão contra o Flamengo.

  • Quartas do Brasileiro – 1998
    O Corinthians de Rincon, Vampeta, Marcelinho e Edílson foi avassalador na primeira fase, enquanto o Grêmio foi o pior classificado para a segunda fase. No primeiro de três jogos, os paulistas mostraram sua força ao vencer fora de casa por 1 a 0, com um golaço de Rincon.

    No primeiro jogo em São Paulo, surpresa. O Grêmio, Itaqui e Clóvis, venceu por 2 a 0 e forçou o terceiro jogo. O Corinthians, que seria campeão naquele ano, então mostrou sua superioridade e eliminou os gaúchos com um gol solitário de Edílson.