Topo

Palmeiras já faz lista com posições carentes para disputa da Libertadores em 2013

Obina deve ser o primeiro reforço e, assim que aprovado, terá vínculo renovado - Bruno Cantini/site do Atlético-MG
Obina deve ser o primeiro reforço e, assim que aprovado, terá vínculo renovado Imagem: Bruno Cantini/site do Atlético-MG

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

12/07/2012 11h00

A longa espera acabou. O Palmeiras foi campeão de um torneio nacional após 12 anos e, para que a conquista não seja algo pontual na história do clube, a diretoria do time já começa a se planejar para a Libertadores de 2013, atrás de um novo bicampeonato.

Os cartolas aceleram o planejamento que começaria apenas nos próximos meses, já que consideram que há necessidade de reforços em praticamente todos os setores do elenco.

O primeiro reforço pode ser Obina. O atacante já tem tudo certo com o time paulista e está em detalhes finais para conseguir sua liberação na China. Ele chega para não deixar Luiz Felipe Scolari com dor de cabeça quando um atacante se machuca ou até para uma mudança de estilo de jogo. Se convencer, renova o vínculo de seis meses.

O Palmeiras também já trata de renovar o vínculo com Mazinho, que tem contrato por empréstimo só até o fim deste ano. O meia atacante tem os direitos econômicos presos ao Oeste, de Itápolis, e também ao São Caetano. Ele virou titular no lugar de Maikon Leite. 

No setor de criação, o time precisa resolver a novela com Valdivia, que após o título sinalizou desejo de ficar no clube, mas admite que ainda precisa convencer sua mulher a morar no Brasil. Além disso, Felipão tem na lista a busca de um novo jogador que possa criar jogadas ofensivas. Sem poder contar com a regularidade de Daniel Carvalho, o time carece de um substituto que não deixe cair tanto o nível, especialmente caso o chileno resolva sair.  

Outro que perdeu espaço considerável foi Márcio Araújo. Não à toa, a diretoria já  aceita negociá-lo em caso de uma boa proposta. Por isso, os palmeirenses buscam um substituto imediato para Henrique, que ganhou a posição no meio-campo na campanha do título.

Por fim, ainda no sistema defensivo, a diretoria aponta para a necessidade da chegada de mais um zagueiro. Adalberto Román tem vínculo só até o fim do ano e precisará voltar ao River Plate. Leandro Amaro não convenceu a comissão, e Wellington tem pouca experiência para se firmar. Logo, o time precisa de alguém para ocupar o lugar de Thiago Heleno ou Maurício Ramos quando necessário.