Topo

Grêmio abre exceção em estilo de jogo e treina 'antídoto' para retrancas

O Grêmio quer evitar que se repita o que houve no Gre-Nal, quando ficou "preso" - Ricardo Rímoli/AGIF
O Grêmio quer evitar que se repita o que houve no Gre-Nal, quando ficou 'preso' Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/05/2018 04h00

Não se assuste se, nos próximos jogos, você assistir ao Grêmio cruzando bolas para área. O lance que foge ao estilo de jogo do time de Renato Gaúcho tem sido treinado e fatalmente irá aparecer em breve durante as partidas. Na Arena, esse expediente é visto como uma espécie de antídoto para encarar retrancas.

Neste domingo (20) o Grêmio visita o Paraná, pela sexta rodada do Brasileirão, e já pode mostrar a novidade. Mas os cruzamentos passarão a ser vistos mais nos jogos em casa.

Atlético-PR e Internacional foram os times que conseguiram segurar o Grêmio dentro da Arena. Depois dos recentes empates frustrantes, Renato começou a treinar o fundamento com o time.

"Enfrentamos um jogo muito defensivo no Uruguai, contra o Defensor. E no Brasil é comum os times jogarem muito fechados aqui na Arena. Normalmente o espaço que sobra é pelos lados e por isso a gente treina cruzamentos. Não é a nossa característica, mas às vezes precisamos de algo diferente também", contou Ramiro.

O Defensor, aliás, é o próximo adversário do Grêmio na Libertadores. Já classificado, o time gaúcho recebe os uruguaios na quarta-feira para garantir primeiro lugar no grupo e boa posição no ranking geral da atual fase do torneio.

A ideia de jogo do Grêmio em 2018 parte muito dos volantes. Com Arthur e Maicon, o Tricolor evoluiu o estilo para controle total e pressão. A ausência do camisa 29, com lesão muscular, obrigatoriamente vai mudar a equipe. A reboque dessa mudança surge a saída contra times fechados: levantar bola na área.

O plano se complementa com a presença de três centroavantes no elenco. Jael, André e Hernane. O último saindo de recente lesão no abdômen, mas liberado pelos médicos.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ X GRÊMIO
Data e hora
: 20/05/2018 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Durival de Brito, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva e Luciano Benevides de Sousa (ambos do DF)
PARANÁ: David; Alemão, Jesiel, Cleber Reis e Mansur; González, Wesley Dias, Caio Henrique, Léo Itaperuna e Silvinho; Carlos.
Técnico: Rogério Micale
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson, Ramiro, Luan e Lima (Cícero/Maicosuel); André.
Técnico: Renato Gaúcho