Topo

Lateral no meio e zagueiro pelos lados? Luxa estuda improviso no Cruzeiro

Charles levou o terceiro amarelo e não pega o Palmeiras, no domingo - Anderson Stevens/Light Press/Cruzeiro
Charles levou o terceiro amarelo e não pega o Palmeiras, no domingo Imagem: Anderson Stevens/Light Press/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2015 06h00

Seja para testar novos nomes na equipe titular ou por problemas de contusão e cartões, Vanderlei Luxemburgo nunca conseguiu repetir o time do Cruzeiro nesses 12 jogos em que já está à frente da equipe. Para o confronto contra o Palmeiras, a opção está novamente descartada. Isso porque o volante Charles e o lateral direito Mayke levaram o terceiro cartão amarelo contra o Sport e não jogam neste final de semana. Sem opções que o satisfaçam no elenco, o treinador dá indícios de que pode improvisar.

Recentemente, Mayke perdeu a titularidade para o veterano Ceará. A lesão do companheiro reabriu as portas para o garoto após três jogos no banco, mas a sequência na equipe terá que ser novamente interrompida. Sem alternativas para a posição, Luxa poderá recorrer aos zagueiros Leo ou Fabiano.

“O Mayke fez a melhor partida comigo, assumiu a responsabilidade, foi para frente. Tem uma deficiência na marcação, mas que é algo normal. Tomou o terceiro cartão, vamos ver o que é melhor ao longo da semana. Temos o Fabiano que pode entrar ou também o próprio Leo que já jogou algumas vezes pela lateral”, comentou Luxa.

No meio, a situação é parecida. A intenção do professor é manter o esquema com três volantes e escalar jogadores que tenham a qualidade para sair jogando. Na partida contra o Sport, Willians foi o único jogador mais preso e com a função única de marcar, enquanto Henrique e Charles se revezaram nas subidas ao ataque. Com a suspensão deste segundo, o treinador tem à disposição os garotos Eurico e Bruno Edgar, mas mostrou preferência por dar ao lateral Fabrício uma nova chance no meio. Contratado no início do Brasileiro, o jogador já chegou a atuar como volante e meia em parte da temporada de 2013, quando ainda atuava no Internacional.

“O Charles, eu tinha encontrado esse esquema com ele, encontrei essa possibilidade de escalar três jogadores para a retenção. Agora vamos ter que mudar um pouquinho. Vamos ver o que é melhor. Talvez, em função de não ter jogador com a característica de meio-campo, vou analisar é o Fabrício por dentro e o Mena na lateral. O Fabrício já jogou no meio e tem qualidade. Vamos fazer uma avaliação durante a semana. Estou buscando esse jogador, mas não contratamos. É importante esse tipo de alternativa”, acrescentou.