Topo

Disciplina tática e condicionamento físico viram trunfos do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

20/11/2014 18h52

O Atlético-MG vive momento de alta na reta final da temporada. E dois fatores são apontados pelos jogadores para o rendimento que poderá ser diferencial para o título da Copa do Brasil: bom trabalho do preparador físico Carlinhos Neves e obrigação tática de marcar e atacar.

O comprometimento tático dos atletas tem sido o fator mais exaltado pela comissão técnica e pelos jogadores. O técnico Levir Culpi conseguiu fazer com que os seus comandados tenham obrigação em atacar e marcar, para que o esquema ofensivo não seja vulnerável.

“O Atlético que vem da conquista da Libertadores e ganhou a Recopa, começou a ter uma alma viva. Time que é muito competitivo”, disse o técnico Levir Culpi, ao explicar o motivo do crescimento atleticano. 

O lateral direito Marcos Rocha, que tem característica ofensiva, mas tem obrigação de marcar, explica as mudanças feitas pelo treinador. “Tem de marcar e ter ousadia para atacar. Colocamos isso na cabeça, percebemos a importância destes dois fatores para a gente conseguir os resultados”, afirmou.

“Nosso setor ofensivo tem liberdade para movimentar, Luan tem hora que está na direita e esquerda, Tardelli tem mais liberdade, confunde a marcação dos adversários, está sendo bom”, explicou Marcos Rocha.

O volante Rafael Carioca, que chegou ao clube no meio da temporada, reconhece que precisou de um tempo para se adaptar ao esquema do treinador e exalta o comprometimento dos atletas que se desdobram na marcação, mas conseguem a liberdade para chegar ao campo de ataque.

“Todo mundo tem de atacar e defender. Esse é o espírito do Atlético. O segredo é esse. Ontem mesmo teve o Carlos, que joga na esquerda, tirando bola na área. O time vem numa crescente muito boa, jogos em cima de jogos e em alto nível”, destacou Rafael Carioca.

Apesar de viver reta final de temporada, o time alvinegro vem conseguindo poupar seus titulares em alguns jogos do Brasileirão, fato que tem sido importante para o bom condicionamento dos atletas. O trabalho do preparador físico Carlinhos Neves é exaltado pelos jogadores.

“O Carlinhos Neves, junto com a fisiologia, tem trabalhado bem, nos ajudando a recuperar, para a gente jogar perto dos 100% nos jogos. Não é todo mundo que tem esta recuperação. O Atlético, se não fosse jogo em cima de jogo, a gente poderia estar em uma situação melhor na parte física, principalmente pelo trabalho feito no nosso CT. Hoje, não está tendo tempo para recuperar”, afirmou Marcos Rocha.